O QUE SÃO DOENÇAS EMOCIONAIS?

O que são doenças emocionais?

Postado Por : Cesar A. S. Borella segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Doenças emocionais

     Como é possível que as emoções possam fazer o corpo adoecer?  Sentimentos podem influenciar no aparecimento de uma gripe ou causar lesões na pele de alguém? Estamos acostumados a ver o corpo e a mente como coisas separadas e acreditar que um não interage com outro. A verdade é muitas doenças tem fundo emocional e pesquisas feitas por médicos e psicólogos vêm provando isso.
    Não pretendo falar aqui de doenças psicossomáticas ou somatóforme, que são aquelas cujos sintomas não são detectáveis por análises clínicas. Na realidade gostaria expor como as emoções podem tornar o organismo suscetível a contrair doenças e a não combatê-las da maneira natural, esse ramo da ciência é chamado de Psiconeuroimunologia .

O que são doenças emocionais?

   
   São chamadas de emocionais aquelas doenças cuja influência das emoções para o seu surgimento e agravamento é cientificamente comprovada, entre elas estão a psoríase, lupos e as doenças classificadas como autoimunes. No entanto vem aumentando o numero de pesquisas que comprovam que as emoções têm forte relação com o surgimento, agravo e até mesmo cura de praticamente todas as doenças. Para entender melhor esse processo



Sistema imunológico
   Para começar a compreender a forma como se dão as doenças emocionais é necessário compreender como funciona o sistema imunológico.
    O sistema imunológico compreende todos os mecanismos com os quais o corpo se defende de invasores externos (infecção) como vírus, bactérias, fungos e protozoários.
    Fazem parte do sistema imunológico humano os anticorpos, a pele, a saliva, a lagrima, os fagócitos bem como muitos outros.
Anticorpos: está neles à chave para compreender todo o processo, anticorpos são moléculas produzidas pelo corpo que tem por função atacar e destruir proteínas estranhas ao organismo a qual pertencem, eles também destroem células que se reproduzem em velocidade acima do normal (tumores). Assim sendo quando o sistema imunológico está funcionando adequadamente ele protege o organismo de diversos tipos de adoecimentos.

Hormônios e imunidade
   Os hormônios liberados pelo sistema endócrino influenciam muito o funcionamento do sistema imunológico, por exemplo, a adrenalina, hormônio liberado pelo corpo nas situações de estresse, é imunoestimulante, ou seja, ela faz com que anticorpos e funcionem de forma mais ativa, mas por outro lado o estresse constante ou crônico tem como característica uma grande presença de cortisol que é um hormônio imunodepressor. É notório que as pessoas com o humor deprimido ou em depressão, também apresentam imunidade deprimida ou baixa estando assim mais sujeitos a contraírem todo o tipo de doença.


Doenças autoimunes
    Como fora explicado, os anticorpos têm como função atacar e destruir células que sejam estranhas ao corpo a que pertencem, entretanto existem situações em que os anticorpos “enlouquecem” e passam a atacar e destruir as células do próprio corpo dá-se a esse fenômeno o nome de doença autoimune. Um exemplo é o vitiligo, doença onde o sistema imunológico passa a atacar a melanina (substancia que dá coloração da pele) da derme, causando o aparecimento de manchas brancas pelo corpo.
   Pesquisas atuais apontam que emoções muito fortes e constantes, assim como o estresse são os principais responsáveis pelo “enlouquecimento” dos anticorpos que causam as doenças autoimunes.

Depressão e doenças autoimunes
    Estudos vêm demonstrando que existe uma forte correlação entre a depressão e o aumento de citocinas no organismo. Essas pesquisas apontam que pacientes depressivos possuem uma quantidade maior dessas substancias no corpo e que a presença delas causa sintomas de queda humor. Todavia é possível que o inverso também ocorra, no caso que a depressão aumente a oferta desses neurotransmissores. 
       Citocinas são ativadores imunológicos, a presença delas avisa ao sistema imunológico que uma infecção (vírus, bactérias, etc.) está se instaurando. Olhando por esse ângulo a existência de citocinas é algo bom, pois desse modo o sistema imunológico saberá quando deve ficar alerta, isso é verdade, porém apenas quando as citocinas estão em quantidades moderadas, altas concentrações desses ativadores imunológicos estão associadas à manifestação de doenças autoimunes.

Resumindo
   Dessa forma então os pensamentos causam emoções, que liberam hormônios que influenciam no sistema imunológico, que por sua vez podem funcionar de maneira menos eficiente, fato que facilita o surgimento de doenças ou ainda é possível que o sistema imunológico comece funcionar de maneira irregular e passe a atacar as células do organismo a qual pertence.
    É necessário lembrar sistema imunológico também é responsável pelo combate a tecidos que crescem de maneira irregular, ou seja, ele pode prevenir o crescimento de tumores. Todavia esse é apenas um dos fatores e não devemos nos esquecer de que existem outros envolvidos.
   Por esses motivos é de estrema importância saber administrar as suas emoções e lidar com o estresse de maneira adequada 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.