PORQUE MEUS RELACIONAMENTOS NÃO DÃO CERTO?

Dedo podre: por que os meus relacionamentos não dão certo?


Popularmente diz-se da mulher que não consegue escolher bons pretendentes amorosos que ela possui um dedo podre.  Essa é uma queixa muito nas rodas de amigas, no entanto ao contrário do que se imagina o problema está muito mais ligado a psicologia do que a sorte, nesse artigo irei explicar os motivos.

Por que eu só escolho o cara errado?

Existem algumas razões que levam uma mulher a sempre se relacionar com homens “complicados”:
1.   Fazer escolhas superficiais
2.   Repetir padrões
3.   Baixa autoestima
4.   Histórico de família
 
1.   Escolhas superficiais: o que toda mulher quer?
Existem certas características masculinas que são atraentes para as mulheres, porém escolher um namorado baseado nelas pode ser justamente o que está dificultando a sua vida.
O bonitão: é inegável que uma boa aparência é algo extremamente atraente. No entanto o bonitão tal como o narciso do mito, pode estar muito mais enamorado de si próprio do que preocupado com a felicidade da sua companheira.
O que tem pegada: um homem que não esconde o seu desejo e tem uma abordagem agressiva na hora da conquista mexe com vaidade da mulher e também desperta o interesse dela. Infelizmente essa característica tão requisitada pelas damas é comum em sujeitos egoístas. A preocupação em satisfazer a si mesmo e o desinteresse pela opinião dos outros resultam nessa aparência de “vontade insaciável”.
O homem seguro de si: por mais que a nossa sociedade tenha mudado a mulher de hoje continua procurando no homem alguém que lhe dê a segurança que ela não possui em si.  Ainda que você realmente encontre esse sujeito o ideal é que a sua confiança venha de si mesma e não de outra pessoa. Além disso, inicialmente é difícil distinguir entre uma pessoa confiante que sabe o que está fazendo e uma pessoa inconseqüente que não pensa no futuro.
2.   Repetindo padrões
Lembro-me de um paciente que me disse: “Tenho um destino terrível! Todos os homens com os quais me relacionei eram alcoólatras” minha pergunta foi: “Conheceu todos eles em bares ou em locais em que havia muita bebida alcoólica?”, é claro que a resposta dela foi sim... Se você continuar repetindo as mesmas atitudes irá obter sempre os mesmos resultados. Isso é um fato!
Uma característica comum às mulheres de “dedo podre” é justamente o fato delas se relacionarem sempre com o mesmo tipo de homem. É possível que isso esteja ligado a questões subjetivas e conflitos edípicos. Se for o caso procure um analista. Porém se for capaz de resistir tente se relacionar com pessoas de estilo diferente.

3.   Baixa autoestima e um pouco de masoquismo
Quando uma pessoa não se gosta ela passa a acreditar que não é merecedora de afeto ou de felicidade. Pode parecer incrível, mas existem pessoas que se sentem mal quando se vêem em um ambiente feliz onde elas são amadas. Quando se encontram nessa situação, pessoas assim começam a sabotar tudo de forma inconsciente. Outro fato curioso é que quando alguém não se ama ela rejeita a idéia de que outro possa lhe amar
Então enquanto você não aprender a gostar de si mesma estará presa ao desamor.  
4.   Histórico de família
No artigo Como controlar o ciúme eu falei um pouco sobre tendermos a reproduzir o relacionamento dos nossos pais. Infelizmente isso é verdade, as pessoas tendem a repetir nas suas vidas aquilo que viram durante a infância: traições, brigas ciúme, etc. Se a vida dos seus pais foi assim existe a tendência de que você reproduza isso na sua vida. Espere um pouco! Eu disse “tendência” isso não é uma regra ou uma maldição é apenas um ciclo vicioso que você pode quebrar quando começar a se tornar consciente das suas escolhas.  
Quando o problema é com você
 Nem sempre se pode culpar ao outro pelos problemas na relação. Existem algumas atitudes exclusivamente femininas que acabam com qualquer relacionamento, veja quais são no artigo:

Como deixar de ser dedo podre:

Reflita sobre esse problema no passado: Lembre sobre qual tipo de homem já se relacionou e por que deu errado. Não repita os mesmos erros.

Antes só que má acompanhada: Se apegar ao primeiro que aparecer só por que se está carente não é um bom negócio. Caso se sentir solitária experimente procurar pelos amigos ou pela família, mas evite entrar em uma furada. Se ficar sozinha parecer algo horrível para você leia Dependência emocional você pode estar sofrendo com esse problema.

Trabalhe a autoestima: Para ser feliz em qualquer área da vida estar bem com si própria é sempre fundamental Veja como melhorar a sua autoestima.

 
Não seja escolhida, escolha!: Não espere que os homens cheguem até você, vá atrás daqueles dos quais gostar.

Saiba quem é você e o que deseja: Busque entender as suas necessidades e anseios, fica impossível encontrar aquilo que não se sabe o que é.

Não fantasie seu sapo de príncipe: Não seja do tipo de mulher que não enxerga os defeitos do companheiro: se ele que não quer compromisso, se dá preferência aos amigos, se não atende as suas necessidades, não vai adiantar fingir que não percebe.

Não tente agradar aos outros: Escolher alguém só por que acha que a sua família vai aprovar ou por que vai impressionar as suas amigas é um indicio de que você não é madura. A única pessoa que precisa gostar do seu namorado é você mesma.

Procure um profissional: Por traz desse problema podem existir inúmeros conflitos emocionais por isso talvez seja necessária a intervenção de um (a) psicólogo (a).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.