O QUE SÃO ERROS COGNITIVOS? VOCÊ TEM UM CONCERTEZA.

O que são erros cognitivos?

Postado Por : Cesar A. S. Borella

O que são erros cognitivos?

A Psicologia Cognitiva Comportamental classifica os pensamentos em duas categorias: Pensamentos reflexivos e os pensamentos automáticos, estes últimos por surgirem de maneira rápida e superficial estão mais propensos a apresentarem uma falha de lógica que nos levam a uma distorção negativa da realidade. A isso damos o nome de erros cognitivos ou Distorções Cognitivas. Os Erros ou distorções cognitivas são expressos através de Pensamentos automáticos disfuncionais. Abaixo descreverei alguns tipos de erros cognitivos e darei como exemplo alguns pensamentos automáticos disfuncionais.

Tipos de erros ou distorções cognitivas

1. Abstração seletiva (Visão em túnel)
         Enxergar somente os aspectos negativos da situação ignorando todos os pontos positivos.  Observar os resultados ruins de uma ação e dar atenção exclusiva para elas, ainda que os efeitos positivos sejam maiores e mais significativos que a parcela ruim.
Exemplo:“ganhamos o jogo, mas com apenas um gol é como se tivéssemos perdido”, “Esse carro não serve para nada, ele não tem ar condicionado”.

2. Dedução arbitrária (leitura mental)
Concluir sobre o que os outros estão pensando sem ter evidência adequada e sem considerar outras hipóteses mais aceitáveis.
Exemplo: “Ela terminou comigo porque eu ganho pouco ou porque o meu pinto é pequeno”, “O professor me deu uma nota baixa por que não vai com a minha cara”.

3. Magnificação e Minimização
        
  Supervalorizar ou desvalorizar aspectos extremamente importantes de uma situação. Maximizar ou minimizar consequências ou eventos futuros.  Exagerar ou atenuar características pessoais.

Exemplo: “Não se pode sair de casa sozinho hoje em dia, o mundo é muito perigoso”, “Vou encher a cara e vou voltar dirigindo, não pode acontecer nada”, “eu sou tão inteligente que não preciso estudar para prova nenhuma”.

4. Supergeneralização
         Acreditar que se algo é verdade em uma determinada circunstância será verdade em qualquer outra, ainda que exista apenas uma leve similaridade entre as situações.
Exemplo: “Meu casamento não deu certo, eu nunca serei feliz no amor”“Tudo sempre dá errado comigo”.

5. Personalização
Colocar-se como responsável por um acontecimento, sendo que na realidade tais resultados são consequências de fatores externos e completamente independentes do seu controle. O indivíduo também acredita que o resultado negativo acarreta uma atenção negativa para si (todos estão me olhando feio).
Exemplo:“Meu time não ganhou por que eu não fui torcer no estádio”, “meu marido perdeu o emprego por que eu trago azar para ele”.

6. Emocionalização
Acreditar que os seus sentimentos são evidências de um fato. Imaginar que se você possui uma emoção muito forte a respeito de algo é por que esse algo é verdadeiro.
Exemplo: “Tenho muito ciúme da minha mulher, por isso ela deve estar me traindo”, “Tenho muito medo de borboletas, então elas devem ser perigosas”.

7. Rotulação
Como o nome sugere trata-se de colocar um rótulo global e rígido em si mesmo ou em outrem desconsiderando que as pessoas agem de modo diferente dependendo do contexto ou situação.
Exemplo “Eu sou burra, nunca faço nada direito” “ele é um idiota, nunca vai ser nada na vida”.

8. Catastrofização
Imaginar que aquilo que aconteceu ou irá acontecer é o pior possível, horrível “uma catástrofe”.
Exemplo: “Se perder esse emprego eu vou passar fome”, “Se ela pedir o divórcio, eu não terei mais razão para viver”.

9. Pensamento dicotômico (polarização)
  Interpretar ou separar as situações e/ou experiências pessoais em duas categorias antagônicas, como se a pessoa só existissem Preto ou branco, sem nenhum tom de cinza entre eles.
Exemplo: “Você me ama ou me odeia”, “Não tirei a nota máxima, então sou um fracasso”.
10. Adivinhação do futuro
         Prever que um determinado evento terá um resultado negativo no futuro sem possuir nenhuma evidência concreta que justifique tal conclusão. O sujeito chega a se comportar como se o possível evento negativo fosse um fato consumado.
Exemplo: “ninguém vai querer conversar comigo na festa”, “Um dia ele vai me trair”.

11. Desconsideração de elementos positivos
O sujeito não aceita ou rejeita elogios, qualidades e informações de caráter positivo sobre si mesma ou sobre um acontecimento.
Exemplo: “Ser o primeiro colocado no concurso não quer dizer nada, muitas pessoas fazem isso” muitas, “não acho que sou linda, você só diz isso para me agradar”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.