COMO CONTROLAR A ANSIEDADE.

Como controlar a ansiedade


Como controlar a ansiedade

     
A proposta desse artigo é te ajudar a controlar a ansiedade, modificando a sua forma de pensar e perceber o mundo a sua volta. Esse método pode ser eficaz eficaz devido ao fato que a ansiedade na maioria das vezes é fruto de uma compreensão negativa e equivocada da realidade, desse modo quando você modifica a forma como se relaciona  com o universo a sua volta a ansiedade deixa de existir.  
Identifique as causas da sua ansiedade
     Procure saber o que te deixa mais ansioso: falar em público, dirigir, ser observado enquanto trabalha,  não conseguir saldar as dívidas, etc. Se você analisar mais a fundo vai perceber que existe coisas em   comum em todas essas situações, e isso seria o verdadeiro motivo da ansiedade: preocupação com a opinião de terceiros, medo de não conseguir e apreensão com sequelas de falhar. quando encontrar a raiz do seu problema estará pronto (a) para a próxima fase.  

Mude a forma como encara os problemas
    Para alguém ansioso os problemas e as consequências dele parecem bem maiores do que eles realmente são, é o que chamamos de pensamento catastrófico. Para dar um exemplo:

     Entendeu? No quadrinho o rapaz se limita a pensar apenas nas possibilidades negativas, antes mesmo delas acontecerem. Ele se quer tira um minuto para pensar que as coisas podem dar certo, ou pelo menos não serem tão ruins assim. E esse tipo de pensamento te empurra para emoções como a ansiedade e a depressão.

Aprenda a resolver os problemas
    Costumo dizer que preocupação não resolve problemas, o que resolve são reflexão e ação. Já que você vai passar muito tempo pensando nas suas dificuldades, ao invés de gastar energia imaginando os efeitos negativos das suas dificuldades, passe a elencar formas de solucionar seus transtornos ou de pelo menos de diminuir os danos. Com o tempo essa forma de pensar se tornará natural e você sofrerá menos com a ansiedade.


   Aprenda a relaxar
   Todo mundo tem problemas e preocupações, mas essas coisas não devem tirar de você a alegria de viver. É importante que você consiga tirar a dificuldade da cabeça e tenha alguns momentos para relaxar e descansar. Sei que para alguém muito ansioso essa é uma tarefa quase que impossível
Mude a forma como você se enxerga
   Outra característica comum em pessoas ansiosas é o fato de elas acreditarem que não são capazes de solucionar seus problemas ou de suportar os efeitos  destes.
    Acredite você é muito mais capaz do que acredita ser, e é muito mais competente e forte do que aparenta, basta lembrar por quantas situações difíceis que você já passou.
Aprenda a ser otimista
    O otimismo é fundamental para se vencer a ansiedade, como eu já mencionei o ansioso costuma ater pensamentos catastróficos e extremamente pessimistas. Quanto melhor for a sua forma de encarar o mundo, menos apreensivo e inseguro você vai ficar.

Aceite suas limitações
   
Existem coisas que você realmente não será capaz de resolver sozinho, afinal nem você e nem ninguém é super-homem ou mulher maravilha. Quando perceber que não consegue dar conta de alguma coisa lembre-se de pedir ajuda a alguém que entenda mais do assunto. Se o problema for de ordem emocional ou interpessoal lembre-se de procurar o apoio de alguém mais experiente ou um psicólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.