DEPRESSÃO PODE DOBRAR O RISCO DE DEMÊNCIA.

Depressão pode dobrar o risco de demência

Apesar da descoberta, os pesquisadores deixam claro que não sabem indicar se a depressão pode ser considerada um sintoma da demência ou se é a causa em potencial da doença

O estudo, realizado pela Universidade de Massachusetts, acompanhou 949 pessoas durante 17 anos
Pessoas diagnosticadas com depressão têm duas vezes mais chances de desenvolver demência, segundo indicam dois novos estudos publicados no periódico científico americano Neurology. Apesar da descoberta, os pesquisadores deixam claro que não sabem se a depressão pode ser considerada um sintoma da demência ou se é a causa em potencial da doença.

O levantamento, realizado por Jane Saczynski, da Universidade de Massachusetts, acompanhou 949 pessoas durante 17 anos.  Os resultados mostraram que 22% daqueles que tiveram depressão desenvolveram demência, comparando com 17% que não apresentaram sintomas depressivos.

“A inflamação do tecido cerebral, que ocorre quando uma pessoa está deprimida, pode contribuir para a demência. Certas proteínas encontradas que aumentam com a depressão também podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença”, disse Saczynski.

A autora do estudo acrescentou que um estilo de vida com dieta equilibrada e exercícios regulares evita o aparecimento de demência.

Outro estudo, feito com 1.239 americanos, verificou o número de vezes que uma pessoa apresentava a depressão com os riscos de desenvolver demência. Quanto mais frequente as crises de depressão, mais chances a pessoa tem de desenvolver demência. De acordo com os resultados, duas ou mais crises de depressão podem dobrar o risco de demência.

“Os sintomas similares entre demência e depressão podem levar a uma confusão na hora do diagnóstico, mas nós não sabemos se eles estão biologicamente ligados”, disse Rebecca Wood, diretora-executiva do Alzheimer’s Research Trust.

As pesquisadoras afirmaram que mais estudos são necessários para saber a relação direta entre depressão e demência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.