DICA PARA SUPERAR A SOLIDÃO.

Psicólogo dá dicas para superar a solidão

O Globo

RIO - Se você testou seu nível de solidão e quer mudar sua situação, confira quatro dicas simples e fáceis do psicólogo John T. Cacioppo, da Universidade de Chicago e um dos autores do livro "Solidão, a natureza humana e a necessidade de vínculo social", para superar o problema:
Expanda-se
A retração e a passividade associadas à solidão são motivadas pela percepção de estar sendo ameaçado. Seja capaz de testar outras formas de se comportar sem aquela sensação de perigo. Você precisa de um local seguro para experimentar, e tem que começar aos poucos. Não foque em tentar encontrar o amor da sua vida ou em se reinventar de uma vez só. Brinque com a ideia de tentar pegar doses pequenas da sensação positiva que surge com interações positivas.
Trace um plano de ações
Algumas pessoas se veem à deriva e sem controle de suas vidas. A percepção de que não somos vítimas passivas, de que temos o controle, e podemos transformar nossa situação simplesmente mudando nossos pensamentos, expectativas e comportamentos com relação aos outros podem ter um efeito surpreendentemente poderoso, especialmente em nosso esforço consciente de autorregulação. Outra atitude que nos dá sensação de controle vem do reconhecimento de que temos poder para escolher onde investir nossa energia social. Não é preciso uma mudança enorme para mudar o curso de vida de uma pessoas e seu destino dramaticamente.
Esforços de caridade nos capacitam para nos colocar na cena social com menos medo de rejeição ou abuso, mas até aqui algum critério é necessário. Promover jogos de futebol entre crianças, por exemplo, exige pelo menos um pequeno conhecimento do esporte, mas ser um assistente do técnico requer nada mais do que vontade.
Seleção
A solução para a solidão não é quantidade, mas qualidade de relacionamentos. Conexões humanas precisam ser significativa e satisfatórias para cada pessoa envolvida. Além disso, relacionamentos são necessariamente uma troca e exigem níveis correspondentes de intimidade e intensidade em ambos os lados. Assim, parte da seleção é sentir quais relações são promissoras, e quais seriam inadequadas. A solidão nos deixa muito atentos aos sinais sociais. O truque é ser suficientemente calmo e saber interpretar esses sinais com precisão.
Espere o melhor
Contentamento social pode nos ajudar a ser mais consistentes, generosos e alegres. Isso pode nos tornar mais otimistas, e "esperar a melhor" atitude nos ajuda a projetar o melhor. Cordialidade e boa vontade têm mais chances de gerar as mesmas atitudes por parte da outra pessoa, pois este é o poder da reciprocidade. Com a prática, qualquer um de nós pode receber em troca o que oferecemos ao mundo. Nós temos mais controle sobre nossos pensamentos e padrões de comportamento do que podemos imaginar, mas, novamente, ninguém pode exercer controle total dos relacionamentos interpessoais, mais do que podemos forçar uma resposta imediata e completa na maneira como os outros nos veem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.