PRECISO CONTAR TUDO AO PSICÓLOGO?

Preciso contar tudo ao psicólogo?

AddThis Social Bookmark Button

contar psicologoMuita gente tem medo de contar ao psicólogo pensamentos que teve ou coisas que fez e ser considerado louco, desonesto, mal caráter, vagabunda ou seja lá que critica ou julgamento ele imagina que possa vir.
Por isso  acho que este é o momento de deixar bem claro que a prática clinica fornece ao psicólogo um olhar ao comportamento e pensamento de seu paciente sempre voltado a análise  do sofrimento psicológico que esta pessoa possa estar passando, sem julgar.

Coisas que as pessoas pensam e tem medo de contar ao psicólogo

Pensamentos “loucos” todos temos, a grande questão é identificar o quanto estes pensamentos significam disfunção psicológica. Por exemplo, pensamentos de se jogar da janela quando se está em andares muito altos e a pessoa se aproxima do batente da janela – é muito comum. Este pensamento por si só não demonstra falta de equilíbrio psicológico, devemos avaliar todo o contexto. Se esta pessoa estiver passando por uma depressão ou situações negativas muito fortes neste momento de vida, este pensamento pode significar que um suicídio esta sendo cogitado pela pessoa – e neste caso este pensamento deve ser levado ao psicólogo com urgência e sem medo do que o psicólogo poderia pensar, pois ele vai pensar que o sofrimento emocional desta pessoa é tanto que sua ajuda se faz muito necessária.
Outros pensamentos, quer sejam de natureza sexual, agressiva ou fora do comum também são analisados  pelo psicólogo e ele te dirá quando são normais e quando indicam que algo deve ser trabalhado em você para que você tenha de volta sua paz interior.

Coisas que as pessoas fazem e não querem contar ao psicólogo

Quando uma pessoa faz algo que a sociedade reprova esta pessoa terá medo de contar ao psicólogo. Por exemplo, uma moça que sai com muitos rapazes, rapazes que  não tem a menor vontade de ser o garanhão que seus amigos tanto se vangloriam em ser, uma pessoa que sente impulsos diferentes como o de pegar coisas que não são suas mesmo não precisando, pessoas que choram quando estão só, e muitos outras coisas que as pessoas fazem e também tem vergonha de contar ao psicólogo.
Estes comportamentos podem ajudar em muito para que o psicólogo entenda seu modo de funcionar. Não contar que você faz estas coisas pode reduzir o ritmo de progresso na psicoterapia.
Quando o psicólogo entra em seu consultório ele passa a ter um olhar técnico que engloba todo seu estudo da psicologia a respeito do ser humano. Este olhar verá cada coisa que você faz ou pensa como sinal de sintoma de problemas psicológicos ou não. Se ele constatar que não se trata de problema emocional ele terá um respeito maior no que se refere a estas coisas que você mesmo considera esquisito pois ele estará muito acostumado a ouvir estas coisas e conhecer intimamente as pessoas.
Uma coisa é certa, todo mundo faz coisas esquisitas mas pensa que só ela faz pois estas coisas não são comentadas em festas e reuniões sociais. O psicólogo é a pessoa que tem oportunidade de ter um “confessionário” em sua sala e assim tem parâmetros muito mais amplos e precisos sobre a normalidade ou anormalidade.

O psicólogo tem que gostar de seu paciente?

O psicólogo tem que gostar da profissão. Muitas vezes ele acaba sentindo um carinho muito grande pelo desenvolvimento psicológico deste paciente, isto não significa que ele irá jantar com seu paciente e nem que se o vir na rua o tratará como melhor amigo.
Um bom psicólogo sempre se apaixona pelo caso - pelo quadro clinico - e esta paixão tanto será maior quanto ele perceber que tem instrumentos para ajudar esta pessoa. O que este paciente faz em sua vida não afeta o quanto este psicólogo se dedicará a psicoterapia desta pessoa.
No fundo a preocupação do paciente deve ser sempre em relação ao quanto o psicólogo se dedica ao seu tratamento, pois sempre será possível que uma pessoa se perceba muito querida pelo psicólogo mas ele não oferece ajuda suficiente pois não pesquisa técnicas que possam oferecem mudanças.
Gostar do paciente significa gostar de aplicar técnicas que resolvam o problema que este paciente precisa superar. Este sim é o psicólogo que vale a pena você consultar e manter o nome em sua agenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.