A TEORIA DA CONPESAÇÃO ALIMENTAR.(T.C.A)

OLA AMIGO,AGORA QUERIA FALAR UM POUCO SOBRE NUTRIÇÃO,ALGO QUE MUITA GENTE NÃO DAVA IMPORTÂNCIA,MAIS AGORA ESTA EM ALTA.
A ALIMENTAÇÃO E UM MODO DE MANTER O CORPO E MENTE SAUDÁVEL.
COMO DIZ O DITADO:CORPO SAUDÁVEL,MENTE SAUDÁVEL,OU VICE VERSA.
TENHO AQUI UMA MATÉRIA MUITO INTERESSANTE SOBRE COMPENSAÇÃO DE ALIMENTOS.
ESPERO QUE GOSTEM.

A Teoria da Compensação Alimentar (T.C.A)


A Teoria da Compensação Alimentar ou simplesmente T.C.A, nada mais é do que uma tentativa ilusória (porem sustentada pela racionalidade) que as pessoas usam para justificar para si mesmas um erro ou um deslize cometido. Essa tentativa baseia-se em fazer algo positivo que de alguma forma venha encobrir ou justificar esse erro. Pode parecer uma teoria maluca, mas ela acontece diariamente com quase todas as pessoas. No mundo da alimentação e nutrição essa tal T.C.A é usada para justificar excessos.

Sempre que alguém comete o pecado da gula, ou foge da dieta que esta seguindo com um objetivo de melhorar a saúde, essa pessoa se sente culpada. A culpa vem pelo fato da pessoa se recriminar por não ter resistido a “tentação”, ou por responsabilizar alguém ou alguma coisa pelo deslize.

Existem pessoas que comem uma fruta para justificar a “falha” de ter comido um bom pedaço de bolo de chocolate, ou que tomam bastante suco natural para compensar os litros de refrigerantes que bebeu em uma noite de festa. Outras comem muita salada após ter ingerido um grande prato de feijoada. Isso tudo nada mais é do que a T.C.A!

Em situações normais, comer fruta após ter comido um bolo de chocolate não vai te fazer mal algum, pelo contrario você vai estar ingerido vitaminas, fibras e minerais, porém de modo algum essa fruta vai deletar do seu organismo as calorias absorvidas através do bolo. Na verdade acontecerá uma soma da caloria do bolo com a caloria da fruta. O risco da Teoria da Compensação Alimentar é a sensação ilusória de problema resolvido, e com isso a pessoa entra em uma rotina de praticas pouco saudáveis.

O problema se torna grave e realmente significante quando essa pessoa esta seguido uma dieta por recomendação de um nutricionista para controlar uma doença como o Diabetes Mellitus ou a Hipertensão Arterial. O corpo humano é realmente fantástico, ele vive em uma eterna auto-regulação que cuida para que tudo esteja em equilíbrio, por exemplo, quando a glicose presente no sangue esta em concentração elevada o pâncreas (figura ao lado esquerdo) libera a insulina, que é o hormônio que tem a função de facilitar a entrada da glicose no interior das células. Em casos de doença como o Diabetes esse deslize pode ter uma proporção realmente danosa, pois a pessoa acometida com doenças desse tipo tem uma menor capacidade de regular esse equilíbrio corporal causada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, levando a sintomas agudos e a complicações crônicas características da doença.

Já em pessoas normais, a pratica rotineira de T.C.A pode levar a um desequilíbrio nas funções de regulamentação corporal, podendo ocasionar com o passar do tempo problemas como a obesidade, distensão gástrica, e dificuldades de digestão.

Não tente compensar um deslize alimentar com um “presente” para você mesmo. O correto é fazer uma auto-avaliação e escolher o que realmente tem importância, se é a saúde ou a realização das vontades pessoais que podem prejudicar o corpo. Comer antes de tudo é uma pratica de prazer, e sempre é possível encontrar o equilíbrio entre o prazer e a saúde.

Siga uma alimentação o mais natural e saudável possível!



Israel Marinho da Gama


Nutricionista (CRN-5 n° 4662/P)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.