SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO. O QUE E ISTO?


O que é Síndrome do Pensamento Acelerado?

Saiba o que é e como evitar este mal!
O ritmo alucinante das grandes cidades tem tornado cada vez mais comuns doenças que afetam nossa saúde emocional. Pesquisas recentes revelam que a depressão, por exemplo, já atinge de 15% a 20% da população mundial. Além do stress, da síndrome do pânico e da nomofobia (do inglês non mobile - medo de ficar sem celular), uma nova sigla tem chamado a atenção de pesquisadores, médicos e psicólogos, trata-se da SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado.
De acordo com a Dra. Elisa Brietzke, médica psiquiatra, coordenadora do PRISMA (Programa de Reconhecimento e Intenção em Estado Mentais de Risco) da Unifesp, a Sídrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma: "Geralmente a SPA está vinculada a um quadro de transtorno de ansiedade." Entre as características, podemos citar a sensação persistente de apreensão, dificuldade de memória, déficit de concentração, fadiga excessiva, irritabilidade e sono alterado.
Entre os mais vulneráveis estão aqueles que ficam sob o foco de constante apreensão durante suas atividades, como os executivos, jornalistas, escritores, publicitários, professores e profissionais da saúde.

É interessante notar que portador da SPA não consegue desacelerar seus pensamentos. Apesar de estar sempre exausto em razão de sua intensa atividade profissional (geralmente com acúmulo de funções e tarefas), dificilmente se desconecta, também não rende às necessidades do corpo, como descansar e se alimentar bem. Vive com a incômoda sensação de que 24 horas não são suficientes para tudo a que se propões a fazer.
"muitas vezes, existe a sensação de estar sendo esmagado pela rotina", afirma a Dra. Elisa. "Já está comprovado que quando ultrapassamos nossos recursos pessoais para lidar com o excesso de informações e demandas, nosso cérebro reage a este quadro".
A médica esclarece que a ideia de que somos multitarefa não é verdadeira, "Algumas pessoas conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, mas isso não é uma regra geral, nosso desempenho é sempre melhor quando fazemos uma coisa cada vez."

Hipnotizados pela Tecnologia
A facilidade de comunicação que a tecnologia nos oferece é também a vilã da história em muitas situações do cotidiano. Há pessoas que acordam de madrugada para conferir seus e-mails e outras que passam a noite inteira nas redes sociais. "É preciso fazer o uso consciente da tecnologia, geralmente perdemos a noção do tempo quando estamos conectados", alerta a psicóloga Sylvia Van Enck, do Grupo de Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria da USP.
Navegar nas redes sociais ou conferir os e-mails antes de ir dormir não é uma boa ideia para quem está com pensamentos acelerado. "Quando sentamos em frente ao computador ficamos vulneráveis a uma sucessão de estímulos, que começa desde o próprio monitor (com sua luz, som e imagens) até às informações que levamos ao abrir uma página na web", explica a especialista. Segundo a Dra. Sylvia, é essencial relaxar antes de dormir: "se ficamos agitados, dificilmente teremos uma boa noite de sono."
Para o tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado, é fundamental consultar um especialista e adotar um novo estilo de vida. Isto significa praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, dormir bem e incluir o lazer na rotina diária. Fazer uma pausa para conversar com os amigos, contemplar o pôr do sol, ouvir uma boa música, ler uma história pra o filho dormir - sem ficar olhando no relógio - são exemplos de atitudes simples, mas que produzem grandes efeitos.

Fonte 
UNIFESP
USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.