ESTRESSE = EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO E DISTRAÇÃO PSICOLÓGICA.

  • Exercícios de relaxamento e distração psicológica
Postado Por : Cesar A. S. Borella

Exercícios de distração e relaxamento psicológico
     Os exercícios de distração e relaxamento são utilizados e ensinados por psicólogos, psiquiatras e terapeutas em geral como formas de aliviar e tratar sintomas de ansiedade, depressão, pânico, traumas, fobias e inúmeros outros.
    Exercícios devem ser praticados no meio da crise, por exemplo, durante o ataque de pânico ou quando se estiver lembrando (revivendo) um trauma.
    O principio básico desses exercícios é controlar os pensamentos sintomáticos que são a causa do aparecimento dos transtornos. Por serem eficientes e fáceis de aplicar eles ensinados são comumente ensinados em livros de autoajuda e por espiritualistas, então não estranhe se já tiver ouvido falar em alguns deles:

 Exercícios de distração ou jogos mentais 

Contagem regressiva: consiste em contar de maneira regressiva (de traz para frente) mentalmente os números a partir de 100 ex: 99, 98, 97... até chegar ao numero um. Uma variação é saltar os números de dez em dez (100, 90, 80...) ou cinco e cinco. Para tornar o exercício mais eficaz pode acrescentar autossugestões nos últimos números: “9 estou retomando o controle” ,“8 estou bem mais calmo agora”.
Descrição: é basicamente descrever algo ou algum ambiente com riqueza de detalhes, lembrando-se de cores, formas, material de que é feito, textura etc. como disse pode se resumir a um objeto, assim que ele for totalmente descrito passa-se para outro até que a crise tenha passado.
Soletrar: falar mentalmente as letras do nome de alguma pessoa, (geralmente membros da família) de trás para frente, por exemplo, meu nome Cesar Borella: a,l,l,e,r,o,b – r,a,s,e,c.
  Você mesmo pode criar seus jogos mentais, mas lembre-se de que eles não podem ser muito fáceis, pois a intenção é que eles sejam capazes de ocupar toda a sua atenção. 

Meu local seguro
  
    É uma técnica bastante conhecida. Pense em um lugar que para você é relaxante e confortável, pode ser um lugar real no qual você já esteve ou então um lugar criando pela sua imaginação. Crie na sua mente todos os detalhes que você considera relaxante e confortável. O seu local pode ser: Uma cabana, praia, caverna, castelo ou qualquer outro que quiser. A única regra é que ele seja rico em detalhes
escadas para o céu

  • O vento
  • A cor do sol e do céu
  • A textura do tapete, esteira ou sofá que você se encontra
  • Cheiros
  • Sons
  • Esse é um lugar só seu, e só entra quem você deixar. Toda vez que se sentir ansioso (a), com medo ou com qualquer sensação ruim volte para o seu local seguro. 

Técnica de respiração profunda
  1. Coloque as mãos sobre o abdômen
  2. Expire todo o ar dos seus pulmões, comprima o abdômen para que o ar vá para a parte superior dos pulmões.
  3. Inspire profundamente dirigindo o ar até a parte inferior do abdômen, sua barriga deve estufar como se estivesse se enchendo de ar.
  4. Repita essa operação lentamente umas dez vezes

  

Contração e relaxamento
Contraia completamente e com toda a força os músculos do rosto, como se fosse virar o Hulk (sou um nerd, não consigo pensar em explicação melhor...), segure essa tensão por alguns estantes e depois relaxe completamente os músculos do rosto. Repita esse procedimento com outras partes do corpo: pescoço, ombros...
Alongamento e relaxamento
Os exercícios de alongamento e relaxamento corporal indicados nas empresas também são ótimos para aliviar sintomas relacionados ao stress, ansiedade e depressão:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.