ESTÁ DISPOSTO A FAZER O QUE É PRECISO PARA SER FELIZ?

Está disposto a fazer o que é preciso para ser feliz?

Muitos de nós chegamos à idade adulta, vindos de uma boa infância. Bons amigos, bons pais, bons vizinhos, boas experiências de vida. Mas, à medida que vamos tomando a vida nas nossas mãos, assumindo as responsabilidades das decisões que vamos fazendo, confrontamo-nos (por vezes) de uma dura realidade, a dificuldade de nos sentirmos bem. O que acontece para que este sentimento incapacitantes se instale? Cada um de nós pode ter a sua história, as suas justificações e até legitimidade. No entanto, existe algo comum a todos nós que importa conseguir responder se quisermos certificar-nos que queremos mudar para melhor.
O que estou disposto a fazer para ir ao encontro dos sentimentos que quero sentir?

TUDO PASSA POR VOCÊ

Você sente que a  sua vida não está caminhando no sentido que pretende? Sente-se desiludido? Sente-se miserável? Se sim, organize-se de forma a conseguir responder à primeira questão. Tudo passa por você. Tudo passa por você perceber que se até agora não chegou onde pretendia, pode experimentar fazer de forma diferente. Se continuar a lamentar-se, a dizer que não pode porque não tem meios, porque não tem dinheiro, porque não tem capacidades, porque tudo lhe corre mal, porque isto e aquilo, certamente tudo continuará na mesma. Você continuará a sentir-se insatisfeito, infeliz, miserável e incapaz.
Quero dizer-lhe que você não é os seus sentimentos, lamentações e até mesmo as experiências que viveu. Você é aquele que se quiser pode fazer algo para mudar a sua vida para melhor. Mas para que isso aconteça, tem de quebrar o seu padrão de negatividade. Tem de aprender a ter uma atitude positiva e implementar novas formas de encarar os seus velhos problemas. Tem de esforçar-se por implementar a mentalidade virada para a solução.
Não está convencido ainda não é? Tem mil e muitas justificações para contestar o que acaba de ler. Talvez, neste momento lhe passe na cabeça a frase:
“Para quem está atrás de um computador a escrever estas palavras é fácil falar.”
E, na verdade é isso mesmo, falar é mais fácil. A parte difícil, de compromisso e dedicação compete-lhe a si mesmo. Compete-lhe investir na sua própria pessoa. Pegar a sua vida nas suas mãos e perceber que quanto mais fizer, mais retorno pode vir a ter.
“você é o principal acionista da sua própria vida.”
Ao longo da vida do blog (inicio em Agosto de 2010), tenho vindo a constatar através das centenas de perguntas e pedidos de auxilio que me enviam para o email, ou que deixam nos comentários dos artigos, que muitas pessoas nada fazem para melhorar o estado em que se encontram. Usualmente pretendem melhorias, dicas, estratégias que sejam rápidas, que façam efeito com pouco esforço e que dependam o mínimo da própria pessoa. Isto é exatamente o tipo de pensamento que promoveu o estado em que grande maioria das pessoas se encontram, e que com elevada probabilidade as manterá na mesma situação. Apesar de existir informação, meios, terapias, grupos de suporte e um conjunto de atividades que promovem a recuperação, como estratégias para a mudança de hábitos, implementação de pensamentos positivos, reestruturação de pensamento, mudança de crenças, entre outros, passivamente a pessoa nada faz para procurar uma solução viável, séria e eficaz.
Voltamos à questão: Está disposto a fazer o que é preciso para sentir-se feliz?

felicidade

PROCURE ORIENTAÇÃO, MAS FAÇA ALGO POR SI MESMO

Se sim, aqui mesmo na Escola Psicologia encontra muitos artigos que o podem encaminhar, esclarecer e ajudar a chegar onde pretende. É preciso investimento da sua parte. É necessário querer aprender, querer mudar e acima de tudo querer perceber como deve fazer para chegar onde pretende. Esse é um caminho que tem de ser percorrido por você mesmo. Nada no mundo lhe trará de bandeja aquilo que tanto pretende. O melhor da vida, os melhores sentimentos de bem-estar, satisfação e realização são oriundos das nossas realizações.
A minha mensagem para você é: Se quer continuar a sofrer, a lamuriar-se, a vitimizar-se, e a denegrir-se, continue fazendo isso, aceitando isso sem reclamar. Mas, se você quer melhorar a sua vida, ser feliz e sentir-se auto-realizado, faça por isso também sem reclamar.
Provavelmente você não tem ideia do que fazer para chegar onde pretende. A sua forma de pensar necessita de ser revista. As abordagens que tem usado necessitam de ser alteradas. E para isso é necessário ajuda. Sim, ajuda. E procurar ajuda pode ser considerado um ato de inteligência, ao invés de lhe parecer um ato desesperado, inseguro e de ataque ao ego. Você precisa de orientações, abrir a sua mente, contestar as suas crenças, as suas atitudes. Procure conhecimento e sabedoria junto de terapeutas, psicólogos, conselheiros, técnicos espirituais, livros, vídeos, amigos, seminários, familiares, e qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa contribuir para o seu enriquecimento pessoal.
Aqui mesmo no blog, você pode ter consultas ou aconselhamento através das Consultas de Psicologia Online. Tenho ajudado centenas de pessoas um pouco por todo o mundo a superar os seus medos, problemas pessoais, problemas psicológicos, problemas de relacionamento, depressão, ansiedade. Acima de tudo ajudo a pessoa a voltar a sentir-se bem e a resolver os problemas que lhe causam incómodo e afetam o bem-estar e a felicidade.
Fora de si procure esclarecimento, conhecimento, formas diferentes de olhar o mundo para que dentro de si construa a sua felicidade. Para que saiba o que fazer, o que quer, o que lhe dá prazer e satisfação e alinhar-se com isso na procura de significado para si mesmo. A felicidade é sobre retirar prazer, alegria, satisfação e significado de grande parte das coisas que você realiza.

A AUTOACEITAÇÃO É A CHAVE PARA A AÇÃO

A autoaceitação é sem dúvida nenhuma um passo importante para conseguir alinhar-se com o seu estado menos bom que possa estar a passar. Reconhecer o que não deu certo, o que precisa de ser mudado e o que é necessário fazer, são tudo formas de autoaceitação ativa. A autoaceitação não tem a ver apenas com a aceitação dos fatos e dos acontecimentos, mas também reconhecer e assumir erros, fracassos e incapacidades sem sentir-se pior pessoa por isso. A autoaceitação é aceitar o que precisa ser mudado para melhor sem ressentimentos, mágoas ou rancor. A Autoaceitação é comprometer-se com aquilo que você sabe que é necessário ser feito. Mas aqui está o busílis de toda a melhoria, é que este é um processo inicialmente difícil e a maioria das pessoas não vai fazer o trabalho necessário para obter resultados duradouros.
Comprar uma TV nova, ir de férias e temporariamente fingir que tudo está bem, mudar de casa esperando que o novo espaço mude a sua mentalidade é mais fácil do que  procurar ajuda e fazer um exame de autodescoberta e de consciência realista. É preciso deixar de acionar os padrões autosabotadores, é necessário deixar de passivamente fazer as mesmas asneiras na sua vida.


Talvez, ao longo do tempo e de insucesso em insucesso você tenha construído uma ideia negativa acerca daquilo que tem feito, levando-o a pensar que é indigno de um dia ser feliz. Anos de arrependimento, um futuro cheio de medo, tudo criado por erros de raciocínio, levando a sua mente a justificar com uma lógica fria o seu estado atual. É primordial que você se esforce para perceber que é possível trabalhar em si mesmo, capacitando-se para vir a alcançar o que deseja.
É preciso muita ação e trabalho duro da sua parte. Da minha experiência, a maioria do trabalho duro é realizado nos primeiros meses, nas primeiras tentativas. Mas, depois de ganhar autodisciplina, de ganhar movimento positivo, tudo o que é necessário é uma pequena manutenção. É muito mais fácil manter-se saudável do que é ficar saudável.

FAÇA UMA AUTOANÁLISE

Pense aprofundadamente sobre o que o tem mantido preso durante todo este tempo. O que tem feito ou não tem feito que lhe impossibilita chegar onde pretende. Será o medo da mudança? Será a esperança que aconteça algo melhor? Este conceito da esperança até pode parecer ridículo, mas muitas vezes, a esperança de algo melhor é o suficiente para nos manter nos mesmos padrões de comportamento inadequado, dado que o medo instalado não permite que você tente conseguir aquilo que deseja alcançar. Então fica na esperança de não ter de sair da sua zona de conforto. Fica à espera que um milagre aconteça.
ser feliz
O que você deseja melhorar? O que você deseja alcançar? O que você quer ser? O que pretende abandonar? Pondere sobre estas questões. A autoanálise pode abranger todos os tipos de coisas, hábitos de vida pouco saudáveis​​, arrependimentos, medos, tudo o que o aborrece, o que gostava de tirar da sua consciência, o que o impede de ser bem sucedido nas áreas de vida afetadas. Tente trazer à sua consciência tudo aquilo que possa andar a perturbá-lo. Depois de conseguir especificar algumas destas coisas, faça uma nova questão:
O que estou disposto a fazer para alcançar o que pretendo?
Você acredita realmente que vale a pena esforçar-se? Que pode fazer algo sobre a sua vida? Se sim, deve orar, deve buscar orientação para fazer as coisas direito, deve procurar terapia, a ajuda de um amigo ou familiar? tente perceber naquilo que deve trabalhar para seguir em frente. Utilize todos os recursos ao seu alcance para estabelecer um processo de mudança de vida positiva.

A dura verdade é que a felicidade é possível mas é opcional. Se você não está feliz, muito provavelmente você é o problema. Sei que esta realidade pode ser difícil de admitir. Mas considere isto, é também a coisa mais poderosa que você pode aceitar. E, lembre-se, aceitar algo não significa que você tem que gostar. Porque assim como você pode ser o problema, você pode ser a solução.
Perceber esta realidade é capacitador, porque uma vez que se aceite o problema e perceba que na grande maioria das vezes nós somos responsáveis, podemos começar a concentrar-nos na solução. E sim, há circunstâncias na vida que batem forte e pode parecer injusto às vezes. Mas existem pessoas a superar obstáculos incríveis, assim como conseguem superar o passado, independentemente de quão trágico foi. Se muitos conseguem, você também  pode conseguir e tornar-se triunfante.
Dica: Foque a sua atenção mais na solução do que no problema.
Se você procurar uma verdadeira mudança positiva, paz interior e felicidade, você pode encontrar. Mas você deve estar disposto a aceitar a sua condição, e fazer algo no sentido de ir ao encontro dos resultados que pretende.

FAÇA ALGO POR SI DE UMA VEZ POR TODAS

Ao longo do artigo fui referindo que é possível mudar a vida para melhor. Que é possível ultrapassar alguns dos seus problemas pessoais, e problemas psicológicos que possa estar a enfrentar. Talvez se debata como medo do fracasso, com a ansiedade ou depressão. Eventualmente a preocupação excessiva toma grande parte do seu tempo, consumindo-lhe recursos que podia estar a utilizar na procura de uma solução. Esta é extamente a mensagem principal que lhe quero transmitir:
Procure uma solução para o problema que possa estar a enfrentar e que recorrentemente tem paralisado a sua vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.