COMO PERDER A TIMIDEZ,UMA FORMA DE PREVENIR A DEPRESSÃO.

Como perder timidez

Postado Por : Cesar A. S. Borella 

Como perder a timidez 

Entenda melhor os outros
     
A característica que considero mais intrigante nos tímidos é a enorme dificuldade que eles possuem em compreender as outras pessoas, acho que isso se deve ao fato do tímido ser muito egocentrado. Você passa tanto tempo analisando o quanto está nervoso, gaguejando ou 
ruborescido, que se esquece de observar o mundo ao seu redor.  
     Os outros: amigos de classe, pessoas do sexo oposto, professores, patrões, clientes etc. não são bichos-papões esperando a primeira oportunidade para te criticar ou rir da sua cara. Pelo contrário! Assim como você todas as pessoas desejam ser aceitas e amadas, e a melhor maneira de conseguir isso é sendo legal. Por isso você vai encontrar muito mais pessoas dispostas a te elogiar do que pessoas que querem te criticar. Passe mais tempo observando quem está ao seu redor: o que elas gostam? Do que não gostam?O que as faz rir? Do que reclamam. Quanto mais compreender os outros, mais vai ser agradável, isso aumentará sua autoconfiança e diminuirá a sua timidez.

Você não está só
    
    Outra particularidade do tímido é acreditar que apenas ele tem receio de se expor, na cabeça dele todas as outras pessoas são extremamente confiantes, socialmente competentes e muito críticas quanto às habilidades sociais dos outros. Besteira! A maioria das pessoas prefere morrer a falar em público, e isso não força de expressão é um fato, se não acredita clique aqui!  O que acontece é que as outras pessoas não se deixam dominar pelos seus medos, elas fazem o que tem que fazer mesmo tremendo por dentro. Se observar outras pessoas se apresentando para o público ou um estranho que venha te pedir alguma informação notará que eles também estão inseguros e receosos.
     
Mude sua forma de pensar
    Quem é tímido geralmente acredita que é uma verdadeira negação quando o assunto é interação social: conversar, falar em público, paquerar e por ai vai.  Em geral o tímido é dominado por pensamentos como:
Eu sou sem graça ou enfadonho
Sou esquisito
As pessoas não vão com a minha cara
Só falo bobagem
    Entenda que tudo isso são ideias que existem apenas na sua cabeça. Você provavelmente não é o desastre social que você imagina, e com toda certeza as pessoas estão pouco se lixando com suas gafes e falhas.

Não desista antes de tentar
   Outra forma de pensamento que reforça a timidez são os pensamentos catastróficos, neles o sujeito “prevê” que o pior vai acontecer antes mesmo de tentar:
      Alguém que está preso ao pensamento catastrófico age exatamente assim não para pensar que pode dar a volta, pular ou mudar de direção. Ele fica preso à possibilidade ruim: vão rir de mim, vão me criticar, vou passar vergonha e por ai vai. Aprenda a ser mais otimista, não digo ser cego para as conseqüências ruins ou ficar repetindo coisas positivas em frente ao espelho, estou querendo dizer que as coisas podem sair melhor do que você imagina. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Melhore sua autoimagem
    O tímido possui uma autoimagem extremamente negativa, ele sempre se encara como o pior ser humano possível, e esse é o problema! Não é que as outras pessoas não gostam de você, não é que os outros te julgam. É você que se menospreza e é você que se crítica o tempo todo. Você simplesmente atribui aos outros as suas idéias e opiniões.
    Melhore sua autoestima passe a gostar mais si mesmo e vai perceber que não é o fracasso que pensa que é, quando gostar mais de si próprio vai entender que as outras pessoas sempre te aceitaram era você que não se aceitava.

Desenvolva a autoconfiança
    Timidez e insegurança são muitas vezes usadas como sinônimos, isso não deixa de ser verdade, afinal o tímido é alguém que percebe o mundo ao seu redor como sendo um lugar perigoso e hostil, por isso ele acredita que o melhor a fazer é se esconder, e isso nada mais é do que insegurança. Quando se é seguro de si ou autoconfiante o mundo deixa de ser amedrontador e então você se torna capaz de se impor e se expor.

Não se leve tão a sério
     Aprenda a rir de si mesmo, das suas gafes e defeitos, isso não só vai fazer você se sentir melhor e tirar o tom exagerado dos problemas como vai fazer você ser mais interessante aos olhos dos outros. Não acredita? É só pesquisar pela história de vida de qualquer comediante, se fizer isso vai descobrir que boa parte deles sofreu bullying e eram muito tímidos na infância e adolescência e o humor foi uma forma de catarse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.