DECORAÇÃO ANTI- STRESS.

Decoração anti-stress elimina bagunça e garante bem-estar

A poluição visual da sala de estar pode, sim, estressar os moradores. Confira dicas anti-stress para decorar esse ambiente de forma organizada, usando iluminação, cores e móveis adequados

Foto: Profissionais dão dicas de decoração anti-stress / Crédito: Shutterstock Decoração anti-stress elimina bagunça e garante bem-estar
Manter a sala da casa ou do apartamento em ordem eleva o bem-estar e reduz o estresse do dia a dia. “Um ambiente bagunçado deixa qualquer um irritado. Por isso, peça ajuda aos filhos e ao marido no momento da organização”, diz Lorch, psicóloga.
Mas atenção: exagerar na limpeza e na organização pode afetar ainda mais o bem-estar dos moradores.“Muitas pessoas se irritam por querer deixar tudo sempre muito organizado, mesmo com o ambiente em perfeito estado. Às vezes, essa vontade desenfreada é ainda mais prejudicial do que a própria bagunça. Busque o equilíbrio”, diz a psicóloga.
E é exatamente o equilíbrio que se busca ao decorar uma sala onde os moradores vão conviver e receber convidados. Móveis adequados, cores certas nas paredes e organização dos objetos são maneiras eficientes de tornar o ambiente acolhedor e relaxante. Conversamos com três designers de interiores que trazem dicas infalíveis. Confira:
Móveis anti-stress
Escolha móveis práticos para guardar objetos e reduzir a poluição visual da casa. “Projetar corretamente o espaço e o mobiliário evita a bagunça na sala. O recomendado é ter móveis com tamanho adequado para armazenar os objetos, como as estantes, por exemplo”, diz Adriana Fontana, designer de interiores.

Use gavetas e reduza a bagunça
Priorize peças com gavetas grandes. “O móvel deve ter espaços abertos - para colocar itens decorativos como vasos, objetos ou esculturas - e espaços fechados, com portas e gavetas para guardar os outros itens. Isso é primordial em uma decoração harmoniosa e confortável”, afirma Adriana.

Na mesa de centro, menos é mais
Opte pelas mesinhas menores. Dessa forma, você economiza espaço e não atrapalha o fluxo. “Evite colocar muitos acessórios em cima da mesa. Para deixá-la mais atraente, duas ou mais revistas completam a decoração. Nada de exagero! O menos é sempre mais”, diz Paola Soares, designer de interiores.

Luz e circulação criam harmonia
Um ambiente limpo e ‘arejado’ é fundamental para que haja harmonia na decoração. “Caprichar na limpeza e ter bom espaço de circulação é necessário, mesmo em ambientes menores”, afirma Cristina Barbara, designer de interiores. Invista também na iluminação. “A luz é essencial para tornar o ambiente confortável e convidativo – durante o dia, a janela pode fazer esse papel. À noite, luminárias estrategicamente posicionadas conferem serenidade ao ambiente”, diz Cristina.

Cores produzem bem-estar
Escolher a cor certa para os móveis também é essencial para produzir a sensação de bem-estar. “Os tons que trazem mais conforto são os amadeirados como castanho, marrons e bege. Cores desde o bege bem clarinho até o marrom mais escuro proporcionam a sensação de tranquilidade”, afirma Cristina.

Coleções poluem o visual: evite
Para quem gosta de colecionar filmes ou livros, o ideal é armazená-los em outro espaço da casa. “A sala de estar, além de ser um ambiente onde a família receberá visitas, deve ter o mínimo de informação possível. Por isso, guarde suas coleções em outros cômodos, como quartos ou home theaters”, afirma Paola.

Comentários

Diego Lopes disse…
Mt bacana :-)
Talvez se interesse em visitar meu blog tb, sobre vasos decorativos de chão para sala. Vlw! ;-)

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.