SAIBA SOLUCIONAR PROBLEMAS PESSOAIS.

Como solucionar problemas pessoais

Postado Por : Cesar A. S. Borella 

Conheça e reconheça os seus problemas
    Muitas pessoas acreditam que se ignorarem os seus problemas eles irão embora sozinhos, mas na verdade os problemas ignorados tendem a se tornar maiores, na maioria dos casos é muito mais fácil resolver um problema logo no inicio do que deixa-lo para depois.

    Outro ponto que devemos lembrar é quando um problema se torna muito grande ignora-lo ou tentar esconde-lo se torna outro problema, e um problema ignorado por muito tempo, acaba por interferir em todos os setores da sua vida.
    Sendo assim a primeiro passo para tomar decisões e solucionar problemas e reconhecer que eles existem.
Conheça o seu verdadeiro problema: como psicólogo eu estou acostumado que as pessoas cheguem até mim com uma queixa, quando o seu verdadeiro problema é outro. Isso pode acontecer por uma falha de interpretação da realidade, por dificuldades em aceitar a verdadeira dificuldade ou por diversos outros motivos, a questão é que enquanto você não encontrar o que realmente está lhe incomodando ou a raiz do seu dilema ele provavelmente vai permanecer. Se precisar peça ajuda de alguém da sua confiança para identificar o seu problema.
Delimite o seu problema: a maioria das pessoas acaba fazendo um problema parecer muito maior do ele realmente é. Se, por exemplo, um filho passa a chegar mais tarde que o combinado (isso é um problema, afinal ele está desobedecendo a uma ordem) os pais passam acreditar que ele está envolvido com drogas ou coisa do tipo, quando na verdade o anda apenas ocupado com uma “ficante”. Esse tipo de pensamento acaba gerando transtornos maiores que o necessário, além de afastar o foco do verdadeiro problema, no caso mencionado, a falta de disciplina.  

Do que você tem medo?
     A dificuldade em solucionar problemas está diretamente ligada ao medo das consequências e da responsabilidade. Assim sendo reflita e tente descobrir o que você teme: “o que os outros vão pensar?”, “E se der errado?”, “Se alguém descobrir?”. Nossos medos costumam ser irracionais e infundados e posso te garantir que não vale a pena ser refém do medo. 


Tome uma atitude! Mas pense antes de agir...
    Como já falamos não adianta ficar parado esperando que o problema se resolva sozinho, por outro lado é perigoso agir impulsivamente, guiado pelas emoções ou baseado apenas em hipóteses, considere essa situação:
     Uma senhora percebe que seu marido anda meio diferente, cheio de segredos, por vezes ele o pega no telefone falando com alguém e quando ela se aproxima ele simplesmente desliga. Essa senhora conclui que o marido tem uma amante e decide pedir o divórcio. O que ela não sabe é que o segredo do marido é que ele está planejando uma festa surpresa para ela pelo seu aniversário de casamento.
     Esse tipo de atitude é comum em pessoas ansiosas, aprenda a lidar melhor com a sua ansiedade, se possível busque a ajuda de um profissional de psicologia.


Como descobrir a melhor solução para o meu problema?
Levante todas as soluções possíveis: essa fase é relativamente fácil basta verificar todas as coisas que VOCÊ pode fazer para resolver o seu problema essa solução pode até depender de outra pessoa, mas é você quem irá falar com ela. Levante todas as saídas possíveis, mesmo as que você achar absurdas, elas podem trazer boas ideias. Esse processo é o que os psicólogos chamam de Brainstorming (tempestade mental) ele é comumente feito em grupo (se puder faça), mas nada impede de fazê-lo sozinho.
Teste cada uma das suas soluções: é necessário que cada possível solução seja posta a prova, se não for possível testa-la de forma empírica (na prática) use a imaginação, visualize o que poderia acontecer caso decidisse agir dessa forma, quais as consequências que viriam, quais os benefícios, prejuízos etc.
Pesando os prós e os contras: cada solução que você pensar vai ter o seu lado bom e o seu lado mal (tudo na vida é assim) a questão decidir qual é a hipótese que te traga mais benefícios ou menos prejuízos, essa etapa é muito particular, pois cada pessoa tem os próprios valores e preferências, existe gente que prefere passar fome a pedir dinheiro emprestado, mas como eu já disse é decisão pessoal. 

Não existe decisão perfeita
     Por mais que você pondere entre todas as decisões possíveis, existe sempre a possibilidade de algo sair errado, isso ocorre por não é somo capazes de antever todas variáveis, o seja o mundo é imprevisível. Por isso não se culpe se apesar tudo o que você vez alguma coisa deu errado, mesmo profissionais acostumados a tomarem decisões importantes todos os dias, tais como juízes, médicos e executivos, tomam decisões que se mostram desastrosas posteriormente. Outro ponto a se considerar é que nada totalmente bom assim como nada é totalmente mal o infortúnio de hoje pode nos trazer a alegria de amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.