SAIBA COMO EVITAR A RECAÍDA DA DEPRESSÃO.


 

Se você já teve depressão saiba como evitar recaídas

por Sandra Cecília F.de Oliveira -
Quem tem hipertensão arterial tem que controlar a dieta, o sal e o estresse. Às vezes, tomar medicamentos para o controle da pressão arterial. Durante o tratamento da gastrite, devemos evitar alimentos picantes e cuidar bem da alimentação. O diabético precisa controlar a glicose no sangue, a dieta alimentar e, às vezes, tomar insulina.
O organismo é uma máquina perfeita, mas também pode sofrer com as doenças que são provocadas pelo próprio homem, pela genética e até pelas condições ambientais.

A depressão também merece cuidados especiais. Se você está com depressão, deve se cuidar direitinho. E, se já teve depressão, todo cuidado é pouco para evitar recaída. A prevenção ainda é a melhor maneira de cuidar da nossa saúde física, emocional e espiritual. A depressão é um problema delicado porque envolve corpo e espírito.

Com o tratamento psicológico e medicamentoso a pessoa melhora em praticamente três a quatro semanas. A concentração melhora, o ânimo e o estado geral. A energia volta e o prazer de viver. No entanto, durante o tratamento, observe seu corpo e seu estado emocional. Não interrompa a medicação mesmo se estiver se sentindo muito bem. Consulte seu médico ou seu psiquiatra a respeito da medicação.O médico saberá a dose adequada e quando você poderá ficar sem seu remédio. O desmame é o período de adaptação em que o médico vai diminuindo a dose do antidepressivo até à interrupção.

Conheci uma senhora muito alegre mas que passou um ano chorando sem parar. Procurou o psiquiatra e, com o tratamento medicamentoso e passes espíritas ficou boa. Meses depois, interrompeu o medicamento de uma hora para outra. Um mês depois, teve uma forte recaída. Nem sempre só o tratamento espiritual pode evitar uma recaída.

Algumas pessoas, quando começam a se sentir bem, abandonam o antidepressivo sem consultar o médico ou psiquiatra. E aí se surpreendem com a volta dos sintomas que já haviam desaparecido: tristeza persistente, vontade de chorar, falta de concentração, falta de energia ou outros. Não abandone o processo psicoterápico. Continue o tratamento até que você e o seu terapeuta cheguem a um acordo com relação à alta terapêutica.

Alguns casos de depressão vêm junto com síndrome do pânico. A pessoa fica curada dos sintomas depressivos, mas o medo das crises de pânico pode continuar por algum tempo. Isso depende de cada caso. As crises de pânico geralmente acabam ou amenizam bastante durante o tratamento com remédios ansiolíticos ou antidepressivos.

Você pode ajudar muito na manutenção da sua saúde emocional tendo uma vida saudável. Pratique esportes ou faça caminhadas. Se por acaso observar alguns sintomas de recaída não se assuste. Continue o tratamento.

Tive uma cliente que teve depressão duas vezes em 5 anos. Agora, ela sabe que tem forte tendência ao problema por conta da própria genética familiar. Quando começa a observar que a tristeza não passa ou começa a ter vontade de ficar somente deitada fica alerta! Reage através de bons pensamentos e procura seu terapeuta. Não é ficar obcecado com o medo da volta do problema, mas prevenir mantendo hábitos salutares.

Depressão e o estresse fazem uma boa dupla. Depressão e obsessão espiritual se combinam demais. Cuidar da sua espiritualidade é muito importante. Algumas depressões surgem pela influenciação de espíritos obsessores ou sofredores. A obsessão não acomete somente pessoas desta ou daquela religião. A obsessão é: “sentimento ou ideia que gera angústia”. (Mini Aurélio - Editora Positivo).

A própria pessoa pode se obsedar por conta própria quando mantém pensamentos negativos e ideias fixas. Os obsessores estão à procura de nossos pontos fracos seja por conta de resgate de vidas passadas ou por outros motivos. Você tem o livre-arbítrio para trocar seus pensamentos negativos pelos positivos. Acontece que, na depressão, a pessoa fica impossibilitada de reagir por conta do próprio quadro limitador da doença. E, nesse momento, os medicamentos (se for o caso) e a psicoterapia podem ajudar bastante o deprimido. Alguns tratamentos alternativos que ajudam muito na melhora da saúde emocional: passes espíritas, tomar Johrei (religião messiânica), homeopatia, regressão a vidas passadas (dependendo do caso), desobsessão em centros espíritas, grupos de oração (catolicismo), cultos evangélicos, passes em terreiros de Umbanda. Isso depende da crença particular de cada um, mas a vida religiosa ajuda bastante na manutenção da fé e da esperança nos casos de depressão grave e síndrome do pânico. Às vezes, as crises de pânico podem ser causadas também por espíritos obsessores ou agravadas por eles.

Previna a depressão e evite recaída escolhendo com critério o que ouve, o que vê através da mídia e os ambientes frequentados. A vida espiritual interfere bastante no cotidiano de cada um. A prece, a leitura do Evangelho e a água fluida podem fazer maravilhas pela sua saúde emocional! Acredite no poder regenerador do seu corpo físico. Acredite na proteção dos espíritos bons, mas faça sua parte! "Orai e vigiai!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.