COMO CONTROLAR A RAIVA;

Como controlar a raiva: 5 passos para não explodir

Postado Por : Cesar A. S. Borella
Passo 1: Admita a raiva
    Esse primeiro passo parece até meio bobo, pois é muito fácil saber que está com raiva não é? Nem tanto, não é sempre fácil admitir que se estamos irritados, e pior se alguém diz: “você está bravo” ficamos ainda mais nervosos. Isso por que apreendemos que a raiva ou ira é um sentimento muito ruim, e que devemos sempre nos controlar. No entanto enquanto você não admite que está com raiva vai tomar as decisões mais precipitadas das quais irá se arrepender depois. O ideal é que você admita conscientemente: “Estou nervoso, o que é que vou fazer agora?”.   Esse simples fato já faz com que você pense melhor, mas vamos prosseguir com as outras atitudes.     
Passo 2: Segurando a explosão
   A raiva em si já pode ser muito destrutiva, mas o pior é que quando estamos dominados por ela agimos impulsivamente, falamos o que devíamos, magoamos as pessoas que amamos, nos envolvemos em brigas e até destruímos coisas de valor. Por isso, torna-se imprescindível que você aprenda a controlar os acessos de raiva. Existem alguns exercícios que servem para tirar um ideia ou pensamento do campo consciente da mente, eles induzem a calma e o relaxamento por alguns estantes:

Passo 3: Identificando o motivo da raiva
    Após fazer os exercícios de relaxamento, você vai ter alguns minutos até a raiva voltar (eles são bons, mas não fazem milagres). Nesse meio tempo faça uma reflexão sobre o que está te deixando zangado. Em primeiro momento parece uma resposta simples: “estou nervoso com a minha mulher” ou “estou bravo com o meu filho”. Mas a questão é o que exatamente essa pessoa fez para te deixar com raiva?
  • Foi o que ela falou
  • O modo como te olhou
  • Jeito como lhe respondeu
   Analise em que momento exatamente a raiva te dominou e que sensação ou emoção esse comportamento te trouxe. A raiva é simplesmente uma manifestação de agressividade, uma forma de ataque e atacamos justamente por nos sentirmos ameaçados. Desse modo, alguma coisa fez você sentir-se ameaçado ou agredido e por isso a raiva surgiu como forma de defesa. Em geral as sensações de agressão e ameaça surgem quando:
Ø  Sentimos-nos desafiados
Ø  Menosprezados
Ø  Quando não reconhecem nosso trabalho
Ø  Nos sentimos usados
Ø  Humilhados
Ø  Agredidos física ou verbalmente
    Em muitos casos a pessoa que nos ofendeu não tinha essa intenção e foi exatamente nossa interpretação errada da realidade (erros cognitivos) que fez com que acreditássemos que o outro estava nos agredindo.
De onde realmente vem a sua raiva? Já parou para pensar que talvez esteja descontando a sua raiva na pessoa errada? Estar estressado com o trabalho ou com problemas pessoais pode estar te deixando muito tenso, uma bomba relógio que explode na frente dos mais incautos. Outro fator significante são os conflitos internos, por exemplo: uma pessoa com baixa autoestima, frequentemente vê nas atitudes dos outros a intenção de humilhá-lo, menospreza-lo ou ainda usa-lo. Em ambos os casos ninguém tem culpa dos seus problemas, é você quem deve resolvê-los. 
Passo 4: Analisar outras opções
      Sempre podemos fazer escolhas, é bem verdade que às vezes todas as opções são ruins, mas ai entra em critério escolher a “menos pior”. Cabe lembrar que cada escolha que tomamos carrega consigo uma determinada conseqüência. Se o meu patrão foi grosso e injusto comigo eu posso:
a)   Bater nele – e ser demitido e preso
b)   Xinga-lo – e ser apenas demitido 
c)   Ser grosso com ele também – e sofrer punições posteriores
d)   Fazer de conta de que nada aconteceu – e ficar ressentido por dentro
e)   Argumentar com lógica e bom e senso – e faze-lo mudar de atitude
    É claro que as consequências dependeram também das escolhas do patrão, aqui estou somente tentando dar um exemplo. 
Passo 5:Tomar uma atitude coerente 
    Depois de se acalmar, entender o motivo da sua raiva, analisar as suas opções e prever as consequências delas, chegou a hora de escolher como agir. Se você seguiu esses passos é provável que já tenha controlado a sua raiva, se não experimente fazer outro exercício de relaxamento antes de prosseguir. Não há muito que orientar nessa etapa, pois a escolha é algo pessoal. Mas lembre-se faça aquilo que é mais coerente para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.