COMO DIMINUIR A PREOCUPAÇÃO.(DICAS)

Dicas para diminuir a preocupação

Postado Por : Cesar A. S. Borella sábado, 


Dicas para diminuir a preocupação
    Estresse, ansiedade, angustia e depressão, essas são algumas das consequências do excesso de preocupação. A preocupação é algo inerente ao homem, mas nem por isso deixa de ser um gasto desnecessário de tempo e de energia.  É verdade que é difícil relaxar diante das dificuldades, isso por que fomos educados para acreditar que quem age assim é um acomodado e irresponsável.
     Entretanto nunca vi pessoas apreensivas e nervosas saírem de situações difíceis sem a ajuda de alguém que estivesse calmo. O que eu quero dizer com isso é que a preocupação não resolve problemas, pelo contrário ela só cria mais problemas, assim sendo aprenda algumas dicas para se livrar de vez dela. 
Questione seu medo
     Se não existisse o medo também não existiria preocupação, afinal ela é a apreensão das consequências que virão caso nossos temores se confirmem, dessa forma a preocupação está sempre ligada à possibilidade de acontecer algo ruim no futuro, se houvesse a certeza de que o pior iria acontecer ou já tivesse acontecido o que apareceria seria a tristeza ou a depressão. Dessa forma eliminando o medo se elimina junto a preocupação:
  • Você já passou por situações parecidas que não deram em nada?
  • Quantos casos parecidos com o seu que resultaram em algum perigo real?
  • Qual é possibilidade dos seus temores se confirmarem?
  • Existe a possibilidade das coisas saírem melhores do que você imagina?


Enfrente o seu medo
    Os medos humanos giram sempre em torno das nossas necessidades básicas: auto-preservação (alimentação, moradia, segurança, preservação da espécie) e amor (carinho, aceitação admiração). E ao redor dessas mesmas bases giram as preocupações, você pode dizer o meu problema é com dinheiro, ou com os meus filhos, mas acredite em mim sua preocupação vai se enquadrar com em um desses tópicos. 
  •       Se o que você teme acontecesse o que você faria?
  •      O que vai acontecer de tão preocupante? Você vai perder o emprego? Vai passar fome?  Vai se “abandonado” pelo cônjuge?
  •     O que voe pode fazer para sair dessa situação?
  •    Se encarar os seus medos de frente vai ver que eles não são tão ruins assim.
              
Rejeite a preocupação
     É um passo complicado principalmente quando se está aflito em meio aos problemas, mas é necessário que você tenha o desejo real de não se preocupar para vencer a preocupação excessiva. Quando ela vier, expulse a da sua consciência.
    O que eu tenho percebido é que as pessoas gozam de certo prazer masoquista com os seus problemas e preocupações, elas contam suas desvantagens como se essas fossem vantagens, se queixam de questões menores e como se essas fossem problemas grandes e sérios. Essas pessoas fazem isso por que ganham atenção, consolo e proteção nessas horas, ou seja, são pessoas carentes, que não aprenderam que existem jeitos melhores de ganhar atenção. Pare e reflita se você é não se enquadra nesse perfil.
Pare de pensar no problema e comece a pensar na solução
    O maior problema da preocupação é que ela tira por completo o foco da mente em solucionar o dilema e concentra a atenção apenas no problema.
   Dessa forma reflita durante o maior tempo que puder sobre o que se pode fazer para sair dessa situação, pense e pese cada possibilidade, se precisar peça a opinião de alguém da sua confiança.
   Resolva isso o mais rápido que puder, não adianta ficar protelando tomar decisões ou ter alguma atitude se tem algo que você possa fazer faça o tão logo seja possível.
   Não há nada que você possa fazer? Como diz o ditado o que não tem remédio remediado está.é hora de correr do prejuízo e tentar diminuir os danos ou pelo menos se proteger ao máximo dele.
Pense positivo
     Sei que existem inúmeros relatos de pessoas que afirmam que o puro ato de pensar positivo resolve problemas, não sei dizer se isso funciona ou não e verdade não estou interessado nisso, mas como psicólogo posso lhe afirmar que nossos pensamentos conduzem as nossas ações e sendo assim se pensar em ter a melhor solução suas atitudes te conduziram a ela, assim como o inverso também acontece. De toda forma os pensamentos positivos ajudam a afastar as preocupações e aliviam a ansiedade.

Distraia a sua cabeça
     Deixe os problemas de lado por alguns estantes, converse com um amigo, assista a um filme, dê risada, pratique o seu hobby favorito. Tire um cochilo é incrível, mas quando tiramos os problemas do foco da nossa atenção por um tempo a resposta para ele surge muito mais rápido.
   
Aprenda a dizer não!
Muitos das nossas preocupações são causadas pela nossa dificuldade em negar pedido de alguém de quem gostamos ou devemos um favor:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.