DISFUNÇÃO SEXUAL E OBSTÁCULO PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO.

Disfunção sexual pode ser obstáculo para tratamento da depressão "Aproximadamente 10 milhões de brasileiros, ou 5% da população em geral, sofrem de depressão.
Embora a doença possa afetar as pessoas em qualquer fase da vida, a incidência é maior na meia-idade, fase em que a atividade sexual é maior. O tratamento, geralmente longo (que leva de seis meses a vários anos), é feito com a associação de psicoterapia e antidepressivos.

Os medicamentos mais prescritos hoje em dia são os chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), neurotransmissor produzido pelo cérebro. O mecanismo de ação dessa classe de antidepressivos leva, com freqüência, ao surgimento de disfunções sexuais, aumentando as chances de desistência do tratamento. Segundo estudos realizados pela University School of Medicine, de Detroit, nos Estados Unidos, medicamentos deste tipo chegam a afetar o orgasmo, o desejo sexual e, em menor grau, a excitação, em até 50% dos casos.

Ninguém escapa a esses sintomas. "Homens e mulheres de todas as idades que se utilizam desse tipo de medicação estão sujeitos a apresentar efeitos adversos na sexualidade. Quanto mais jovem for o paciente, maior o impacto, por ter uma vida sexual mais ativa. Diminuição do desejo, retardo da ejaculação masculina ou do orgasmo feminino são os efeitos indesejáveis mais comuns e que podem contribuir para o aumento do número de pacientes que interrompem o tratamento da depressão", afirma Dra. Carmita Helena Najjar Abdo, Professora da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do Prosex (Projeto Sexualidade).

A diminuição do interesse sexual já é uma das conseqüências da depressão. Estudos mostram que a diminuição da libido está presente em 70% dos pacientes. Somado isso ao fato de a maioria dos antidepressivos apresentarem repercussões negativas na vida sexual, os pacientes se vêem em uma encruzilhada. Se utilizarem o medicamento, sua doença poderá ser extinta mais rapidamente. Porém, enquanto esse dia não chega, o agravamento dos problemas na área sexual será mais uma pedra no sapato"
(parte da página do site
Universo da Mulher).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.