NÃO SEJA MAIS ASSERTIVO.(NÃO ENGULA MAIS SAPO)

Baixa assertividade

AddThis Social Bookmark Button
Existe um tipo de comportamento que, quem o tem, sofre demasiadamente. Refiro-me as pessoas que vivem "engolindo sapos". Em psicologia chamamos esse comportamento de “Não Assertivo”.
Já ouvi muita gente usando essa palavra de forma errada. Como por exemplo: “Fulano foi assertivo demais, ele foi lá e despejou tudo na cara dele”. Isso não é assertividade. Isso é agressividade. È impossível ser “assertivo demais”, pois assertividade se refere, principalmente, a equilíbrio.
O que é assertividade?
Ser assertivo, com certeza, é a melhor forma de comportamento que alguém pode querer desenvolver, porque é a forma mais fácil de atingir nossos objetivos. Mesmo se o objetivo for uma coisa simples como uma troca de um produto que não tenha sido entregue com as especificações combinadas, ou se posicionar diante de alguém que furou a fila à sua frente, ou de passar orientações para seu filho por ele não estar cumprindo as regras, ou falar com marido, namorado, colegas, chefe. Qualquer desses objetivos você, com certeza, atinge de forma muita mais fácil quando se consegue ser assertivo.
Tem muita gente que não gosta nada da forma como está conseguindo lidar com as outras pessoas. Sente muita dificuldade em se colocar objetivamente, mas considera que seria impossível mudar sua forma de agir, e diz: “Eu sou assim mesmo... o que eu posso fazer?”... Já ouvi muita gente dizendo: "Eu sei que eu não ajo como gostaria... mas não dá pra mudar". A boa noticia é que dá para mudar sim. Existe algo chamado de “Treino de assertividade”.
É possível perceber que ser assertivo é a única forma de finalmente conseguirmos controlar o nosso ambiente.  Controlar como as pessoas falam conosco, ou como em psicologia nós dizemos: Ser "Efetivo interpessoalmente".
Por exemplo: Você não quer fazer mais um daqueles “favorzinhos” que vivem te pedindo, mas fica muito sem jeito em dizer “não”, ou então sente muita dificuldade em se fazer respeitar quando os amigos vêm com aquelas brincadeirinhas sem graça, você imagina que ao mostrar que não gostou você estará perdendo, automaticamente,  perdendo o amigo.
Ser assertivo é justamente conseguir dizer “não”, na hora certa, da forma certa, e sem se indispor com as pessoas envolvidas. Sendo que o mais recompensador é perceber que podemos fazer isso, ser afirmativo, sem se tornar uma pessoa cruel, má ou nos tornarmos uma pessoa mal vista pelos colegas, ou familiares.
Mas ser assertivo de verdade é conseguir se expressar, conseguir se colocar de uma forma afirmativa diante das pessoas e ainda assim ter essas pessoas do seu lado, ainda assim ter a simpatia das pessoas.
Qual a importância da assertividade?
A importância em conquistar esse comportamento assertivo está no próprio estresse do dia a dia. Quanto menos conseguimos administrar as cobranças impostas, tanto no ambiente do trabalho como em casa, mais aumenta a sensação de impotência, aumenta a raiva  e a amargura.
Um bom exemplo disso é quando você pretende mostrar ao seu chefe, ou seu cliente, aquele projeto maravilhoso que tirou horas do seu sono, mas se a outra pessoa ficar com aquela cara de incrédulo na sua frente e você desanimar, perder o rebolado porque se deixou contaminar pelo desanimo do outro, você não conseguiu ser assertivo.
Esse sofrimento pode ser o causador de uma série de problemas psicológicos, como por exemplo: Síndrome do pânico, depressão, ansiedade.
Ansiedade é um transtorno que nem sempre é identificado facilmente, pois a noção do senso comum é que o ansioso é aquele que fica andando de um lado para o outro, que é inquieto. O que não é bem assim. Essa é só uma face da ansiedade. Um transtorno de ansiedade é também identificado pelas preocupações desproporcionais.
Como alguém se torna pouco assertivo?
O comportamento passivo, ou “não assertivo” pode ter sido aprendido. Culturalmente a mulher é criada para se “comportar” e isto pode significar não se defender, aceitar o que lhe é oferecido sem questionar. A mulher aprende que o ideal é estar dentro das convenções onde se espera que ela nasça, cresça, case, procrie e seja feliz para sempre.  Aliás essa mulher convencional quase não existe mais. E nem sei se um dia existiu.
Muitas culturas ensinam o comportamento passivo. Não é incomum alguém dizer às crianças: “Não responda para as pessoas... Seja um menino bonitinho... Fique quietinho...”
O importante é saber que a assertividade pode ser aprendida, todo comportamento pode passar por um reaprendizado, e isso independe da idade.
Como posso ser assertivo?
Expressando diretamente os seus pensamentos, suas opiniões, sem ameaçar ou castigar as outras pessoas. É fazer os outros saberem quem você é, sem dominar ou humilhar a outra pessoa.
Ser assertivo implica em ser respeitado . É deixar de ser servil . É não mais fazer de conta que o outro está certo e você deve concordar com ele só porque o outro é mais poderoso, mais velho, tem mais conhecimento, é homem, é mulher ou o que for.
É possível que o que você tenha aprendido que era respeito pode na realidade significar servilismo . Eu não sou machista, em feminista, o que eu sei é que todas as pessoas merecem o mesmo respeito.
Ser assertivo implica em dois tipos de respeito, o respeito por você mesmo , e o respeito pelo outro .
É aí que todo mundo confunde ser assertivo com ser agressivo. Quando alguém, depois de muito comportamento passivo, acaba tendo atitudes agressivas, que são o outro extremo, tão indesejável quanto à passividade.
Como identificar um comportamento assertivo?
O comportamento não assertivo pode ser bem observado quando pensamos em todas as situações em que fomos engolindo, engolindo, engolindo, até que um dia a conversa acaba em troca de desaforos e coisas ditas para se arrepender logo no dia seguinte. Aí o que se consegue é mais um problema, pois  em geral a pessoa se sente culpada por ter explodido, “Poxa vida, não precisava, porque eu fui fazer isso, que papelão, agora todo mundo vai pensar que eu sou um descontrolado“.
Quando você não consegue expressar seus pensamentos e sentimentos de forma honesta, você permite que os outros violem os seus sentimentos . Mas foi você que abriu essa porta e permitiu que  o outro abusasse.
Quando você começa a agir de forma autoderrotista , por exemplo, se desculpando por tudo, se desculpando por existir, por ocupar um lugar no mundo, agindo com falta de confiança, é aí é que os outros encontram a porta aberta, encontram a fragilidade em você. Porque a mensagem que você está passando é: “Eu não conto” , “Meus sentimentos não importam”, “Suas idéias são as únicas que valem a pena ser ouvidas”.
Essa mensagem autoderrotista aparece não só nas coisas que você diz não, parece também na comunicação não verbal. Você também é não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, ou sua fala é vacilante, a postura do seu corpo é tensa, seus movimentos são estranhos. E tudo passando a mesma mensagem: “Eu não sou tão importante. Não sou tão interessante”
Isso é ser não-assertivo. É quando você não tem respeito às suas próprias necessidades.
Como identificar o comportamento não assertivo?
Uma forma não assertiva sutil é percebida quando você não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas dele. É quando você assume responsabilidades que não são suas. Quando você assume o problema do outro porque acha que o outro não tem capacidade de lidar com aquilo. Mas muitas vezes você não está ajudando o outro. Você está atrapalhando o crescimento dele, você tirou a oportunidade dele de adquirir seu próprio aprendizado.
Ser não assertivo é também quando você tenta evitar conflitos a todo custo. Ex: Pense nas situações em que você disse uma frase destas: “Eu fiz todo o trabalho sozinho porque sei que não adianta contar com ninguém mesmo”. “Eu paguei a conta sozinho porque assim fico livre daquela pessoa.” Aí você reclama que ninguém te entende. Você se sente sozinho na multidão. Claro! Está faltando aprender a se comunicar. A parar de se comunicar de forma incompleta.
Quer um exemplo de comunicação incompleta? É quando você diz assim: “Meu marido não é nada romântico. Ele tem que saber que eu gosto de ganhar flores!” Comunicação incompleta é quando você acha que não precisa dizer uma coisa porque essa coisa é OBVIA! Mas é obvia pra você, nada garante que é obvia para o outro.
Prejuízos da não assertividade:
Quem não é assertivo acaba sendo incompreendido .  Sente-se manipulado pelos outros. Sente que os outros não o levam em conta. Por exemplo: quando seu grupo combina de pedir uma pizza, todos dão opinião quanto a que sabor encomendar, muitas vezes nem pedem a sua opinião, mas mesmo se pedirem é possível que acabem encomendando outro sabor totalmente diferente da que você queria comer. E olha que é capaz de você pagar pela pizza no final.  É por isso que quem não é assertivo está sempre se sentindo irritado e acaba sendo hostil, até mesmo sem querer.
E o saldo final disso tudo? Culpa, ansiedade, depressão, baixa auto-estima e talvez ainda queixas psicossomáticas, como dores de cabeça, úlceras, causados pelos sentimentos reprimidos.
O Ser humano tem capacidade de suportar frustrações, mas há limites. Uma hora a coisa tem que sair de alguma forma. E sempre sai em forma de sintomas. Sintomas somáticos, seu corpo fica doente, ou sintomas psicológicos. E quando extravasa  a coisa sai sempre de uma forma que não é proporcional ao que está acontecendo na hora, porque aquela foi só a gota que transbordou o copo.
Mesmo quando aparecem sintomas somáticos como dor de barriga, falta de ar, dor de cabeça, tonturas, não adianta procurar só o médico, porque ele vai tratar apenas esses sintomas, quem vai tratar a causa é o psicólogo. Estes sintomas tem causa psicológica.
Quem não é assertivo tem como problema principal não dizer o que pensa. Aí os outros tem que ler os seus pensamentos,  e é claro que não é fácil que os outros adivinhem os teus sentimentos . Como por exemplo: "Eu nem deveria ter que falar, ele tem que saber que eu quero que ele me ajude",  ou "É claro que ele devia saber que eu fiquei bravo, tava na cara". Portanto o grande problema em não ser assertivo é pecar em querer que os outros leiam nossa mente.
Outro exemplo: Deixar que os outros tomem decisões por nós. Você quer sair com amigos, quer fazer um determinado tipo de programa, mas não se manifesta, fica torcendo pra que decidam fazer o que você estava pensando. Assim como você não é tão poderoso a ponto de conseguir ler mentes, as outras pessoas também não, o resultado mais provável em uma situação dessas é a sua decepção.
Quem tem algum desses comportamentos não assertivos tem como resultado certo não  conseguir gostar de si mesmo, sentimentos de inferioridade, é a pessoa do tipo que sempre acha que aquela roupa bacana não fica bem nela, só na vizinha, aquele emprego interessante também não é para ela, ela jamais conseguiria trabalhar naquela boa empresa, mas seus colegas... Aí sim, pra eles tudo bem. Ou também quando a pessoa se coloca em demasia em papel de subordinação, até mesmo tendo uma posição interessante ainda se comporta como se fosse subordinada ao seu colega de trabalho que estaria em nível hierárquico equivalente.  Ou dá mais autoridade para pessoas que até tem poder sob um aspecto específico, por exemplo permitir que seu chefe se envolva em áreas particulares da sua vida.
Daí vem muito da tensão do seu dia a dia, tentar solucionar questões do dia a dia com indiretas, dicas, não dá resultado. Você acaba com o seguinte pensamento: “Não adianta.. já fiz de tudo... não é possível fazer com que os outros me respeitem” . Aí é que você está muitíssimo errado, tem o que fazer sim, existe o que em psicologia chamamos de treino de assertividade.
Como identificar a falta de assertividade?
Preste atenção nos seguintes sintomas: Medo constante de estar incomodando as pessoas. Medo de chamar a atenção. Sente que não tem o direito de ocupar muito espaço.  O diagnóstico pode ser a falta de assertividade.
Você deve se dar a oportunidade de repensar tudo esse se comportamento, ou falta de comportamento, porque para quem é passivo lhe falta atitude.
Pare de se desculpar por existir. Se goste mais. Invista em você. Se não consegue sozinho procure ajuda profissional.
Quem vive querendo ser tudo para todo mundo acaba não sendo nada para ele mesmo.
Não se deixe levar pelo estilo camaleão, que tenta agradar aos outros e só aos outros, nunca a si mesmo.
Não sinta culpa, troque a palavra culpa por responsabilidade. Ter responsabilidade significa que você tem condições de ser influente em sua própria vida.
A pessoa que não é assertiva é do tipo que pode até ser honesta intelectualmente, mas emocionalmente ela é uma mentirosa. Ela finge que está tudo bem quando no fundo está sofrendo com as coisas que estão acontecendo a sua volta, faz cara de paisagem. E até sua cortesia é uma mentira, porque muitas vezes ela está tratando muito bem uma pessoa mas é porque tem medo do outro.
Uma pessoa assim está sempre planejando, não consegue ser espontânea “Se eu for lá agora vai significar que estou interessada, e não devo demonstrar interesse”, ou “Eu não posso sorrir muito senão vão me achar uma boba... não posso ficar séria senão vão me achar esnobe... Não posso ficar de pé senão vão achar que estou sem graça... não posso sentar senão vão achar que estou de lado”.
Conseguir acrescentar a assertividade em sua vida como opção de comportamento é o ideal, é o que te dá tranqüilidade mental e equilíbrio.
Existe um tipo de comportamento que, quem o tem, sofre demasiadamente. Refiro-me as pessoas que vivem "engolindo sapos". Em psicologia chamamos esse comportamento de “Não Assertivo”.
Já ouvi muita gente usando essa palavra de forma errada. Como por exemplo: “Fulano foi assertivo demais, ele foi lá e despejou tudo na cara dele”. Isso não é assertividade. Isso é agressividade. È impossível ser “assertivo demais”, pois assertividade se refere, principalmente, a equilíbrio.

O que é assertividade?


Ser assertivo, com certeza, é a melhor forma de comportamento que alguém pode querer desenvolver, porque é a forma mais fácil de atingir nossos objetivos. Mesmo se o objetivo for uma coisa simples como uma troca de um produto que não tenha sido entregue com as especificações combinadas, ou se posicionar diante de alguém que furou a fila à sua frente, ou de passar orientações para seu filho por ele não estar cumprindo as regras, ou falar com marido, namorado, colegas, chefe. Qualquer desses objetivos você, com certeza, atinge de forma muita mais fácil quando se consegue ser assertivo.
Tem muita gente que não gosta nada da forma como está conseguindo lidar com as outras pessoas. Sente muita dificuldade em se colocar objetivamente, mas considera que seria impossível mudar sua forma de agir, e diz: “Eu sou assim mesmo... o que eu posso fazer?”... Já ouvi muita gente dizendo: "Eu sei que eu não ajo como gostaria... mas não dá pra mudar". A boa noticia é que dá para mudar sim. Existe algo chamado de “Treino de assertividade”.
É possível perceber que ser assertivo é a única forma de finalmente conseguirmos controlar o nosso ambiente.  Controlar como as pessoas falam conosco, ou como em psicologia nós dizemos: Ser "Efetivo interpessoalmente".
Por exemplo: Você não quer fazer mais um daqueles “favorzinhos” que vivem te pedindo, mas fica muito sem jeito em dizer “não”, ou então sente muita dificuldade em se fazer respeitar quando os amigos vêm com aquelas brincadeirinhas sem graça, você imagina que ao mostrar que não gostou você estará perdendo, automaticamente,  perdendo o amigo.
Ser assertivo é justamente conseguir dizer “não”, na hora certa, da forma certa, e sem se indispor com as pessoas envolvidas. Sendo que o mais recompensador é perceber que podemos fazer isso, ser afirmativo, sem se tornar uma pessoa cruel, má ou nos tornarmos uma pessoa mal vista pelos colegas, ou familiares.
Mas ser assertivo de verdade é conseguir se expressar, conseguir se colocar de uma forma afirmativa diante das pessoas e ainda assim ter essas pessoas do seu lado, ainda assim ter a simpatia das pessoas.

Qual a importância da assertividade?


A importância em conquistar esse comportamento assertivo está no próprio estresse do dia a dia. Quanto menos conseguimos administrar as cobranças impostas, tanto no ambiente do trabalho como em casa, mais aumenta a sensação de impotência, aumenta a raiva  e a amargura.
Um bom exemplo disso é quando você pretende mostrar ao seu chefe, ou seu cliente, aquele projeto maravilhoso que tirou horas do seu sono, mas se a outra pessoa ficar com aquela cara de incrédulo na sua frente e você desanimar, perder o rebolado porque se deixou contaminar pelo desanimo do outro, você não conseguiu ser assertivo.
Esse sofrimento pode ser o causador de uma série de problemas psicológicos, como por exemplo: Síndrome do pânico, depressão, ansiedade.
Ansiedade é um transtorno que nem sempre é identificado facilmente, pois a noção do senso comum é que o ansioso é aquele que fica andando de um lado para o outro, que é inquieto. O que não é bem assim. Essa é só uma face da ansiedade. Um transtorno de ansiedade é também identificado pelas preocupações desproporcionais.

Como alguém se torna pouco assertivo?


O comportamento passivo, ou “não assertivo” pode ter sido aprendido. Culturalmente a mulher é criada para se “comportar” e isto pode significar não se defender, aceitar o que lhe é oferecido sem questionar. A mulher aprende que o ideal é estar dentro das convenções onde se espera que ela nasça, cresça, case, procrie e seja feliz para sempre.  Aliás essa mulher convencional quase não existe mais. E nem sei se um dia existiu.
Muitas culturas ensinam o comportamento passivo. Não é incomum alguém dizer às crianças: “Não responda para as pessoas... Seja um menino bonitinho... Fique quietinho...”
O importante é saber que a assertividade pode ser aprendida, todo comportamento pode passar por um reaprendizado, e isso independe da idade.

Como posso ser assertivo?


Expressando diretamente os seus pensamentos, suas opiniões, sem ameaçar ou castigar as outras pessoas. É fazer os outros saberem quem você é, sem dominar ou humilhar a outra pessoa.
Ser assertivo implica em ser respeitado . É deixar de ser servil . É não mais fazer de conta que o outro está certo e você deve concordar com ele só porque o outro é mais poderoso, mais velho, tem mais conhecimento, é homem, é mulher ou o que for.
É possível que o que você tenha aprendido que era respeito pode na realidade significar servilismo . Eu não sou machista, em feminista, o que eu sei é que todas as pessoas merecem o mesmo respeito.
Ser assertivo implica em dois tipos de respeito, o respeito por você mesmo , e o respeito pelo outro .
É aí que todo mundo confunde ser assertivo com ser agressivo. Quando alguém, depois de muito comportamento passivo, acaba tendo atitudes agressivas, que são o outro extremo, tão indesejável quanto à passividade.

Como identificar um comportamento assertivo?


O comportamento não assertivo pode ser bem observado quando pensamos em todas as situações em que fomos engolindo, engolindo, engolindo, até que um dia a conversa acaba em troca de desaforos e coisas ditas para se arrepender logo no dia seguinte. Aí o que se consegue é mais um problema, pois  em geral a pessoa se sente culpada por ter explodido, “Poxa vida, não precisava, porque eu fui fazer isso, que papelão, agora todo mundo vai pensar que eu sou um descontrolado“.
Quando você não consegue expressar seus pensamentos e sentimentos de forma honesta, você permite que os outros violem os seus sentimentos . Mas foi você que abriu essa porta e permitiu que  o outro abusasse.
Quando você começa a agir de forma autoderrotista , por exemplo, se desculpando por tudo, se desculpando por existir, por ocupar um lugar no mundo, agindo com falta de confiança, é aí é que os outros encontram a porta aberta, encontram a fragilidade em você. Porque a mensagem que você está passando é: “Eu não conto” , “Meus sentimentos não importam”, “Suas idéias são as únicas que valem a pena ser ouvidas”.
Essa mensagem autoderrotista aparece não só nas coisas que você diz não, parece também na comunicação não verbal. Você também é não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, ou sua fala é vacilante, a postura do seu corpo é tensa, seus movimentos são estranhos. E tudo passando a mesma mensagem: “Eu não sou tão importante. Não sou tão interessante”
Isso é ser não-assertivo. É quando você não tem respeito às suas próprias necessidades.

Como identificar o comportamento não assertivo?


Uma forma não assertiva sutil é percebida quando você não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas dele. É quando você assume responsabilidades que não são suas. Quando você assume o problema do outro porque acha que o outro não tem capacidade de lidar com aquilo. Mas muitas vezes você não está ajudando o outro. Você está atrapalhando o crescimento dele, você tirou a oportunidade dele de adquirir seu próprio aprendizado.
Ser não assertivo é também quando você tenta evitar conflitos a todo custo. Ex: Pense nas situações em que você disse uma frase destas: “Eu fiz todo o trabalho sozinho porque sei que não adianta contar com ninguém mesmo”. “Eu paguei a conta sozinho porque assim fico livre daquela pessoa.” Aí você reclama que ninguém te entende. Você se sente sozinho na multidão. Claro! Está faltando aprender a se comunicar. A parar de se comunicar de forma incompleta.
Quer um exemplo de comunicação incompleta? É quando você diz assim: “Meu marido não é nada romântico. Ele tem que saber que eu gosto de ganhar flores!” Comunicação incompleta é quando você acha que não precisa dizer uma coisa porque essa coisa é OBVIA! Mas é obvia pra você, nada garante que é obvia para o outro.

Prejuízos da não assertividade:


Quem não é assertivo acaba sendo incompreendido .  Sente-se manipulado pelos outros. Sente que os outros não o levam em conta. Por exemplo: quando seu grupo combina de pedir uma pizza, todos dão opinião quanto a que sabor encomendar, muitas vezes nem pedem a sua opinião, mas mesmo se pedirem é possível que acabem encomendando outro sabor totalmente diferente da que você queria comer. E olha que é capaz de você pagar pela pizza no final.  É por isso que quem não é assertivo está sempre se sentindo irritado e acaba sendo hostil, até mesmo sem querer.
E o saldo final disso tudo? Culpa, ansiedade, depressão, baixa auto-estima e talvez ainda queixas psicossomáticas, como dores de cabeça, úlceras, causados pelos sentimentos reprimidos.
O Ser humano tem capacidade de suportar frustrações, mas há limites. Uma hora a coisa tem que sair de alguma forma. E sempre sai em forma de sintomas. Sintomas somáticos, seu corpo fica doente, ou sintomas psicológicos. E quando extravasa  a coisa sai sempre de uma forma que não é proporcional ao que está acontecendo na hora, porque aquela foi só a gota que transbordou o copo.
Mesmo quando aparecem sintomas somáticos como dor de barriga, falta de ar, dor de cabeça, tonturas, não adianta procurar só o médico, porque ele vai tratar apenas esses sintomas, quem vai tratar a causa é o psicólogo. Estes sintomas tem causa psicológica.
Quem não é assertivo tem como problema principal não dizer o que pensa. Aí os outros tem que ler os seus pensamentos,  e é claro que não é fácil que os outros adivinhem os teus sentimentos . Como por exemplo: "Eu nem deveria ter que falar, ele tem que saber que eu quero que ele me ajude",  ou "É claro que ele devia saber que eu fiquei bravo, tava na cara". Portanto o grande problema em não ser assertivo é pecar em querer que os outros leiam nossa mente.
Outro exemplo: Deixar que os outros tomem decisões por nós. Você quer sair com amigos, quer fazer um determinado tipo de programa, mas não se manifesta, fica torcendo pra que decidam fazer o que você estava pensando. Assim como você não é tão poderoso a ponto de conseguir ler mentes, as outras pessoas também não, o resultado mais provável em uma situação dessas é a sua decepção.
Quem tem algum desses comportamentos não assertivos tem como resultado certo não  conseguir gostar de si mesmo, sentimentos de inferioridade, é a pessoa do tipo que sempre acha que aquela roupa bacana não fica bem nela, só na vizinha, aquele emprego interessante também não é para ela, ela jamais conseguiria trabalhar naquela boa empresa, mas seus colegas... Aí sim, pra eles tudo bem. Ou também quando a pessoa se coloca em demasia em papel de subordinação, até mesmo tendo uma posição interessante ainda se comporta como se fosse subordinada ao seu colega de trabalho que estaria em nível hierárquico equivalente.  Ou dá mais autoridade para pessoas que até tem poder sob um aspecto específico, por exemplo permitir que seu chefe se envolva em áreas particulares da sua vida.
Daí vem muito da tensão do seu dia a dia, tentar solucionar questões do dia a dia com indiretas, dicas, não dá resultado. Você acaba com o seguinte pensamento: “Não adianta.. já fiz de tudo... não é possível fazer com que os outros me respeitem” . Aí é que você está muitíssimo errado, tem o que fazer sim, existe o que em psicologia chamamos de treino de assertividade.

Como identificar a falta de assertividade?


Preste atenção nos seguintes sintomas: Medo constante de estar incomodando as pessoas. Medo de chamar a atenção. Sente que não tem o direito de ocupar muito espaço.  O diagnóstico pode ser a falta de assertividade.
Você deve se dar a oportunidade de repensar tudo esse se comportamento, ou falta de comportamento, porque para quem é passivo lhe falta atitude.
Pare de se desculpar por existir. Se goste mais. Invista em você. Se não consegue sozinho procure ajuda profissional.
Quem vive querendo ser tudo para todo mundo acaba não sendo nada para ele mesmo.
Não se deixe levar pelo estilo camaleão, que tenta agradar aos outros e só aos outros, nunca a si mesmo.
Não sinta culpa, troque a palavra culpa por responsabilidade. Ter responsabilidade significa que você tem condições de ser influente em sua própria vida.
A pessoa que não é assertiva é do tipo que pode até ser honesta intelectualmente, mas emocionalmente ela é uma mentirosa. Ela finge que está tudo bem quando no fundo está sofrendo com as coisas que estão acontecendo a sua volta, faz cara de paisagem. E até sua cortesia é uma mentira, porque muitas vezes ela está tratando muito bem uma pessoa mas é porque tem medo do outro.
Uma pessoa assim está sempre planejando, não consegue ser espontânea “Se eu for lá agora vai significar que estou interessada, e não devo demonstrar interesse”, ou “Eu não posso sorrir muito senão vão me achar uma boba... não posso ficar séria senão vão me achar esnobe... Não posso ficar de pé senão vão achar que estou sem graça... não posso sentar senão vão achar que estou de lado”.
Conseguir acrescentar a assertividade em sua vida como opção de comportamento é o ideal, é o que te dá tranqüilidade mental e equilíbrio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

SEXOMANIA VOCÊ SABE O QUE E?

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.