Como superar traumas.

Superando traumas

Postado Por : Cesar A. S. Borella
Como curar os Traumas psicológicos?
     O conceito de trauma psicológico já foi popularizado e de em certo ponto é até ridicularizado, entretanto eles são reais e seus efeitos podem ser devastadores. 

O que são traumas Psicológicos?    

Traumas psicológicos são sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou imenso dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afetam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos do individuo que fará de tudo para evitar reviver ou relembrar qualquer fato ligado ao que lhe traumatizou.

Sintomas de traumas psicológicos
Ø  Revivência do trauma nos sonhos ou nos pensamentos durante a vigília (acordado)
Ø  Evitação de prolongada de coisas que lembrem o trauma
Ø  Hiperexcitação (estado agitado constante)
Ø   Resposta de sobressalto exagerada (sustos exagerados por motivos banais)
Ø  Dificuldades em dormir
Ø  Irritabilidade ou surtos de raiva
Ø  Isolamento ou Afastamento do convívio social
Ø  Hipervigilância (como se algo estivesse sempre espreitando para atacá-lo)
Ø  Desinteresse pelo próprio futuro (trabalho, estudo, casamento)
Outros sintomas associados traumas são:
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Dificuldade de concentração e aprendizagem

Quais são os eventos considerados traumáticos?
     De maneira geral os traumas estão relacionados a situações de violência e medo: agressões físicas, assaltos, estupros, guerras, violência sexual, maus tratos e diversas outras desventuras. No caso de crianças, há situações em que elas não vivenciaram a situação traumática, mas apenas de ouvir um relato ou convivendo com uma pessoa traumatizada desenvolveram os mesmos sintomas.
     Ao contrário do que se acreditava, pesquisas recentes apontam não existem fatores traumáticos universais, isso por que cada pessoa compreende e percebe a realidade muito de uma forma muito particular, sendo assim o que é entendido como traumático para alguém pode não ser para outra pessoa.
Melhorando com os traumas
o que é resiliência?
      Resiliência é um termo emprestado da física (assim com o termo estresse) que indica a capacidade que alguns materiais possuem de melhorar a sua qualidade após serem submetidos a situações extremas. Da mesma forma o resiliente seria alguém capaz de se tornar uma pessoa melhor depois de uma situação traumática. Como o pai (ou mãe) que após o assassinato de seu filho ao invés de se entregarem ao sofrimento e dor transformam o trauma em um aprendizado para ajudar outros pais que passam pela mesma situação. Existem muito exemplos de homens e mulheres que venceram as adversidades da vida para se tornarem pessoas de sucesso, entretanto o mundo não efeito de pessoas resilientes essa é ainda uma qualidade rara, mas que pode ser aprendida ou desenvolvida na psicoterapia.

Deixando os traumas para trás
     É comum que quando o psicólogo faça a pergunta: “o que você sente quando se lembra disso” a paciente vítima de trauma responda “eu não sei” isso por que experiências traumáticas costumam gerar uma confusão ou mistura sentimentos e emoções. Pensamentos e sentimentos ligados à raiva e culpa, sensação de impotência e desamparo e diversos outros que surgem na situação de traumas. Faz se necessário reconhecer, entender e aceitar cada um desses sentimentos e emoções.
A dificuldade em aceitar pensamentos e emoções ligados ao trauma
     Sentimentos pensamentos trazidos pelos traumas podem ser muito contraditórios uns com os outros e antagônicos aos valores que a sociedade e consequentemente o traumatizado acredita que deveria sentir. É o caso de crianças que foram vítimas da violência dos pais, uma parte dos sentimentos está ligada à raiva e revolta pelas agressões sofridas e outra parte está ligada ao amor que sentem pelos genitores (é da nossa natureza o amor pelos pais) por vezes essa criança vai se sentir culpada por ter sentimentos de ódio em relação aos progenitores (afinal você deve amar e respeitar os seus pais não é?) e também se culpa por realmente ama-los. Em algumas situações surge na criança o sentimento de culpa, como se ela fosse responsável pelo comportamento dos pais, como se ela de alguma forma tivesse provocado tal atitude por parte deles (muitas vezes isso é dito a criança). Dessa forma é necessário vencer esta etapa para se ver livre do trauma.

Perdoando
     A mágoa e o rancor tornam as pessoas reféns do passado, fazendo com que algo que aconteceu há muito tempo seja eternizado. Quando se fala para o paciente sobre a questão do perdão ele se opõe como se a mágoa forma de vingança, de revanche. Na verdade o único prejudicado com as mágoas é você mesmo. Libere perdão e se livre dos fantasmas do seu passado, esse não é um processo fácil e tem muita coisa em jogo, mas é necessário compreender a importância que esse passo tem.
Reconstruindo o passado
     Não existe dentro nossa cabeça um aparelho de DVD que reproduz perfeitamente o que gravado em certo tempo da nossa vida. Nossas memórias são reconstruções do nosso passado e são “coloridas” pelos sentimentos e pela compreensão que temos dele no momento presente. Se quiser se certificar disso basta se lembrar do primeiro fora que levou na sua vida, durante um tempo foi uma lembrança dolorosa, mas agora que você já é mais maduro (a) pode até achar engraçada essa lembrança.
É possível esquecer ou mudar o passado?
     Essa é uma pergunta que frequentemente chega a mim, e a resposta é: o seu passado é parte de você, ele fez você se tornar quem você é hoje, junto com as suas lembranças ruins vieram as boas aprendizagens coisas que ajudaram a moldar o seu caráter então por que por que perder tudo isso? O papel da psicoterapia nos casos de trauma não te fazer esquecer o passado, mas ajudar a compreendê-lo de outra forma, resignificar a sua vida afim que você possa ser um resiliente.

Existe cura para os traumas?
    Psicoterapias mostram ótimos resultados no tratamento de traumas, ajudam o paciente a compreender e a resignificar as experiências traumáticas. No tratamento de traumas o terapeuta ajuda o paciente a desenvolver mecanismos de manejo das crises, na resocialização desensibilização das coisas que lembram o trauma. Nesse contexto as terapias psicodinâmicas e as cognitivas comportamentais são as que dão o melhor resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.

IMAGENS PARA DISTRAIR A MENTE E TIRAR O ESTRESSE.