COMO VENCER AS LEMBRANÇAS RUINS.


Postado Por : Cesar A. S. Borella
Lidando com seus traumas
   
As pessoas costumam a descrever as experiências de reviver seus traumas de infância ou eventos traumáticos como imagens passadas em um vídeo que elas não conseguem desligar. Ao analisar melhor você vai perceber que tais imagens tendem a aparecer quando você está ocioso ou quando alguma coisa lhe trás lembranças do trauma.
É possível parar as lembranças ruins?
    Será possível interromper esse vídeo que passa frequentemente na sua cabeça? Sim, você é dono da sua mente, é você quem escolhe no que quer pensar. As lembranças ruins parecem tão reais por que você destina a elas força e dedica tempo reconstruindo-as. É claro que isso não é algo espontâneo, tão pouco consciente, porém você faz isso toda a vez que começa a dar ouvidos aos seus pensamentos preocupantes relacionados ao trauma. Não quero com essas palavras te culpar, mas de dar a consciência que tens na suas mão a cura do seu problema.
Desligando as lembranças do trauma
   Traumas ganham força toda vez que são lembrados (revividos) por isso é necessário que se quebre o ciclo das revivências. É preciso que você rejeite e pare as memórias ruins assim que elas surgirem na sua mente, pelo menos até que você capaz de elaborar e resignificar essas imagens e sensações. Existem alguns exercícios criados para forçar os pensamentos ruins saírem da zona consciente da mente:
Escreva sua experiência
   As revivências costumam carregar consigo sentimentos confusos e conflitantes, alias são esses sentimentos somados a incapacidade de compreender o que se passou os responsáveis pelo traumatizado torna-se um prisioneiro do passado.  È provável que junto com as memorias você sinta:
Ø  Sensação de que de certa forma o que aconteceu foi culpa sua ou que mereceu isso
Ø  Vergonha do aconteceu ou de não conseguir esquecer
Ø  Raiva e desejo de vingança
   Enquanto você não elaborar esses pensamentos eles iriam se repetir, o que não pode ser dito não é esquecido (por isso as pessoas fazem analise).
    Escreva os seus pensamentos e memorias relacionados ao trauma, vê-los em uma folha vai te ajudar a compreendê-los melhor. Já falei sobre esse processo em: 
Converse com alguém
   
Provavelmente sua maior vontade é esquecer o seu trauma emocional, por isso acredita que conversar sobre ele só iria atrapalhar, ou então pensa que ninguém se interessaria em ouvir o seu problema. A verdade e que a opinião de outra pessoa pode te ajudar a mudar a forma como você encara essa experiência. É possível também que você não se lembre perfeitamente do que aconteceu, que seu trauma volte como fleches indistinguíveis entre imaginação e realidade. Ao conversar com outra pessoa você irá compreender melhor o seu problema.
Continue sua vida
    Não pare de realizar suas tarefas do cotidiano por conta do trauma, continue trabalhando e produzindo. Quanto mais tempo ocioso você ficar maiores são as chances de você reviver as lembranças ruins. Manter-se produtivo também vai te ajudar a se sentir bem consigo mesmo e a combater a baixa autoestima e depressão que comumente seguem os traumas psicológicos.  
Enfrente seus medos
     O trauma é uma experiência limitadora por fazer com que o sujeito evite ir a lugares e realizar tarefas que lhe lembrem a experiência traumática. Isso é algo comum e natural durante algum tempo, mas se esses sentimentos se tornam muito fortes eles passam a te impedir de fazer as coisas que gostaria e de viver sem restrições. O trauma não deve te impedir de tentar coisas novas, te impedir de fazer o que gosta ou precisa realizar.

 Vencendo os medos gerados pelos traumas
 Um passo de cada vez
    Não tente forçar a sua melhora de uma vez, isso pode gerar situações catastróficas. Ao invés disso divida os seus desafios em pequenos passos. Fica difícil colocar aqui um exemplo que englobe bem todos os traumas, mas o conceito é que você se aproxime do seu medo inicialmente em uma posição segura e ir diminuído essa distancia gradativamente até que o temor seja totalmente controlado. Por exemplo, alguém que teme voltar a determinado lugar:

  1. Faça o trajeto que te leve a esse local
  2. Fique o mais próximo que conseguir desse lugar
  3. Aproxime-se um passo a mais cada vez que voltar
  4. Toque a porta
  5. Gire a maçaneta da porta
  6. Entre por alguns estantes
A cada etapa bem sucedida você terá mais confiança para realizar a próxima, caso não consiga volte para a anterior e a repita até se sentir pronto pra a próxima. O importante é que não se dê por vencido.
Imagine-se tendo sucesso
    Traumas psicológicos, principalmente os de infância deixam gravados em nossas mentes a ideia de que não somos capazes, de que não merecemos ou não conseguiremos fazer certas coisas. Por esse motivo precisamos apagar essa programação a forma mais eficaz e menos agressiva e mais eficiente de fazer isso é se imaginando tendo sucesso:
o   Imagine-se diante do seu medo
o   Conceba cada passo envolvido
o   Veja-se lidando bem com cada desafio e situações relacionadas
o   Veja tudo o que conseguiu por superar seu medo
     Torne tudo o mais realista possível e pratique isso sempre que puder. Não é algo mágico e nem fácil, porem esse exercício vai fazer com que você sinta que é capaz de ser feliz. 
  Pense mais positivo
     Talvez sua cabeça esteja cheio de pensamentos do tipo: você não vai conseguir, isso não vai dar certo, você nunca vai ser ninguém etc.
     Todos esses pensamentos criam mais ansiedade e essa faz você sentir taquicardia, tontura, suor frio e todos os sintomas que você diante dos seus medos. Substitua esses pensamentos por:
Ø  Eu posso fazer isso
Ø  Vou voltar a esse lugar
Ø  Eu consigo
    Repita essas coisas para si mesmo até que eles se tornem verdades internas. Quando você muda a forma como pensa, consegue mudar o mundo ao seu redor, não existe nada de místico nisso, é só a mais pura realidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alho para tratamento de giardia

REMÉDIOS QUE AFETAM O DESEMPENHO SEXUAL NOS HOMENS E MULHERES.

IMAGENS PARA DISTRAIR A MENTE E TIRAR O ESTRESSE.